2019/04/18

Como limitar o acesso das extensões do Chrome a certos sites


Se não se sentem confortáveis ao utilizar extensões no Chrome que tenham acesso total a todos os sites que utilizam, nada como restringir o seu acesso apenas aos sites onde as quisermos utilizar.

As pessoas estão cada vez mais consciencializadas para as questões da segurança nos seus computadores. Tal como muitos já desconfiarão ao instalar uma app que diga ser uma calculadora mas que esteja a pedir acesso aos contactos e fotos, também será natural desconfiar de toda e qualquer extensão do Chrome que nos peça permissão para aceder e modificar os dados de todos os sites que visitamos. É que, mesmo que o developer seja de confiança, nada nos garante que no futuro não venha a ser feita uma qualquer actualização com intenções maliciosas (por exemplo, caso a extensão seja comprada por outras pessoas). Felizmente, há solução.

É possível restringir o acesso destas extensões de modo a que só se activem quando clicamos na extensão, ou definindo expressamente a que sites elas podem aceder.

O método mais simples e mais prático consiste em:
  1. Clicar com o botão direito sobre o icon da extensão em causa
  2. Na secção "This can read and change site data" mudar de "On all sites" para "When you click the extension"

Desta forma, a extensão só conseguirá aceder ao site actual quando clicarmos nela uma vez.


Para dar ou remover o acesso a sites específicos:
  1.  teremos que ir a chrome://extensions/
    (Menu -> More tools -> Extensions)
  2. Clicar "Details" na extensão pretendida
  3. Na secção "Site access" confirmar que está seleccionado o acesso "On specific sites"
  4. Na secção "Permissions" adicionar / remover os sites

Assim poderemos ficar um pouco mais descansados, sabendo que cada extensão só terá acesso aos sites onde as quisermos utilizar, e não poderá andar a interferir com outras páginas.

1 comentário: