2019/04/04

Emissor/receptor Bluetooth Aukey BR-O8 [contacto]


Têm um equipamento mais antigo sem bluetooth e gostavam de o utilizar com headphones sem fios? Este receptor/transmissor da Aukey é uma opção que permitirá resolver este e outros tipo de problemas de uma forma simples e rápida.

O Aukey BR-O8 é um receptor/transmissor bluetooth que, segundo a marca, disponibiliza tecnologia de topo, por forma a permitir uma experiência agradável. A versatilidade é um dos seus trunfos, o que lhe permite ser solução para diferentes cenários de utilização.




A caixa apresenta o empacotamento habitual nos produtos da Aukey, se bem que no caso deste Aukey BR-O8, temos um pouco mais de espuma, para melhor acomodar o produto.




Dentro da caixa. encontramos o Aukey BR-O8, um cartão de boas vindas, o manual (muito resumido) e um conjunto alargado de cabos:
  • microUSB (carregamento)
  • toslink (óptico)
  • jack 3,5mm - jack 3,5mm
  • jack 3,5mm - RCA

O cabo microUSB é utilizado para carregar o emissor/receptor, os restantes três cabos são utilizados para ligar o Aukey BR-O8 aos equipamentos com que este vai operar.



Os cabos são ligados na traseira do Aukey BR-O8, onde temos um recorte para os passar sem dificuldade, permitindo ainda que estes não fiquem pressionados quando estiverem instalados. Para que não se enganem nas ligações, a marca disponibiliza um diagram apresenta a alimentação ao centro, ladeada por dois conjuntos de fichas para emissão e outros dois para recepção do sinal.

Há contudo que ter um facto em atenção caso liguem simultaneamente o cabo de 3.5mm e o cabo toslink do mesmo lado. Se o fizerem, devem ligar primeiro o cabo de 3.5mm e só depois o toslink, caso contrário, terão dificuldade em ligar o cabo de 3.5mm.



Ainda na traseira, temos dois comutadores. Um serve para definir o tipo de ligação, bluetooth ou bypass, e o outro o modo de operação, recepção ou transmissão do sinal. A frente e a lateral ficam assim livres, sem qualquer ligação, o que acaba por contribuir para o design sóbrio do equipamento.

Em cima, temos uma área "espelhada", com três zonas de ícones retro-iluminados. Um primeiro bloco, que apresentam o estado de operação seleccionado pelo utilizador (receptor/transmissor; ligação - óptica ou 3,5mm; saída - A/B e Codec), 2 botões (bluetooth e selecção da ligação) com detecção de toque, num segundo nível e por último, um quadrado com cantos redondos, para indicação do estado de operação.



A lamentar, o facto de esta superfície ser um autentico íman para as dedadas, com esta área a ficar uma lástima ao fim de pouco tempo.

Principais funcionalidades

Bluetooth 5:

  • Com esta norma Bluetooth 5 podemos efectuar ligações a maior distância (até 50 metros). O emparelhamento mais rápido e a melhor qualidade de áudio, são outros dos atributos disponíveis.

Áudio de baixa latência:

  • O codec aptX Low Latency melhora a qualidade da ligação, diminuindo as quebras de sinal.

Saída para 2 equipamentos:

  • Em simultâneo, é possível ligar duas colunas ou auriculares, sendo que a qualidade da ligação será determinada pelo que apresentar especificações inferiores.

Modo de transmissão:

  • Passagem do áudio do equipamento sem tecnologia bluetooth (TV, PC, etc) para uma coluna ou auriculares bluetooth.

Modo de recepção:

  • Emissão do sinal áudio para reprodução numa coluna ou sistema de som sem ligação bluetooth.

Modo bypass:

  • Passagem de som entre dois equipamentos, sem ter de desligar os cabos ligados ao BR-O8.


Em utilização

Antes de tudo, é necessário definir qual o tipo de utilização que vai ser dado ao BR-O8. A decisão tem impacto directo nos cabos que terão de ligar ao equipamento. Escolhido o cenário de utilização e tendo o cabo microUSB a alimentar o BR-O8 basta, na traseira, mover o comutador para a posição correspondente à utilização pretendida: bypass/bluetooth e emissão ou recepção.

A título de exemplo, se pretenderem passar o som da TV para uns headphones bluetooth, basta ligar o cabo de 3,5mm ou o toslink à saída de som da TV e à porta TX. O primeiro comutador tem de estar na posição bluetooth e o segundo na posição TX.




Na primeira utilização com um equipamento bluetooth, será necessário preceder ao emparelhamento deste com o BR-O8. Para isso, basta pressionar o botão com o símbolo bluetooth durante 3 segundos.


Quando o quadrado das notificações começar a piscar rapidamente, podem colocar o equipamento a configurar em modo emparelhamento. A cor verde corresponde ao modo transmissão, a branca, recepção.

O cenário de utilização escolhido, será apresentado na parte superior do BR-O8, No caso deste exemplo, teríamos a inscrição TX, óptico ou auxiliar (consoante o cabo ligado), A/B para as colunas/headphones bluetooth e o tipo de codec, SBC/aptX ou LL.


Apreciação final



Confesso que este foi um produto que me causou bastante estranheza. Para que raio servirá isto, pensei eu, quando nos foi proposta a análise do produto. Claro que este desconhecimento só veio aumentar o interesse em testar o Aukey BR-O8. Este emissor/receptor de áudio, é a solução para resolver muitos problemas e é capaz de o fazer com imensa facilidade e simplicidade. Basta ligar os cabos aos equipamentos, emparelhar o dispositivo bluetooth e está prontos a poder transmitir/reproduzir o sinal áudio.

Com este produto poderão utilizar um equipamento mais antigo, sem tecnologia bluetooth, com uns headphones sem fios. No caso de uma TV ou amplificador WiFi, será algo muito interessante de utilizar, quando não se quiser incomodar o resto da família.

Como é habitual nos produtos da marca, podemos encontrar este Aukey BR-O8 na Amazon Espanha, estando actualmente com um preço de 49,99 euros.

2 comentários:

  1. K porcaria . É mais um lixo enganador isso sim . Pega trouxa é o nome .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres esclarecer com alguma justificação para isso?

      Eliminar