2019/04/04

Notícias do dia

Revolut e N26 têm que ser declarados no IRS; MEO tem tarifário com 4GB de dados móveis por €5.99 (para alguns); Xiaomi prepara entrada nos automóveis com SUV Redmi na China; o Autopilot da Tesla pode ser enganado por autocolantes na estrada; Wayve mostra carro autónomo capaz de circular em estradas europeias apertadas; e o YouTube estava a par de vídeos "tóxicos" mas optou por não fazer nada.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - um analisador da qualidade da água da Xiaomi Sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+.

Tesla vai demonstrar Autopilot 3.0 este mês



A Tesla vai demonstrar as capacidades do novo hardware Autopilot 3.0 este mês - o hardware que será necessário para permitir a prometida capacidade de condução autónoma total, e que será actualizado gratuitamente em todos veículos no mercado que tiverem pago por essa opção.

Vai ser ver interessante ver em que ponto é que o sistema se encontra e que evoluções houve desde que a Tesla inicialmente mostrou o vídeo da primeira viagem em modo autónomo. No entanto, não nos podemos esquecer que há empresas que dizem ser capazes de fazer o mesmo usando apenas uma câmara e um computador banal - e que também já há quem tenha cumprido a prometida viagem de "costa a costa" nos EUA em modo completamente autónomo.


WhatsApp ganha opção para impedir adesão automática a grupos



Fartos de terem amigos ou desconhecidos a adicionarem-vos a grupos do WhatsApp sem qualquer interesse? Finalmente podem fazer algo quanto a isso. Nas opções de privacidade passa a estar disponível uma opção que permite definir quem é que nos pode juntar a grupos, podemos manter a opção de qualquer pessoa, ou limitá-la apenas a amigos... ou ninguém.

Isto não impede que os utilizadores continuem a juntar-se a grupos, mas obriga a que seja feito através do processo de convite, em vez de os adicionar directamente aos grupos.


Android Q beta 2 ganha gestos de navegação à iOS



Aos poucos, a Google lá vai reconhecendo que o seu sistema de gestos no Android era desnecessariamente complexo face ao que foi implementado pela Apple no iOS (e também usado, com maior ou menor variação por outros fabricantes) e prepara-se para o replicar no próximo Android Q. Mais concretamente, no sentido de permitir mudar entre as apps recentes através do gesto de deslizar na barra, num sentido ou no outro.

Infelizmente a Google continua a manter um espaço exagerado dedicado à barra de navegação (e mantendo o botão de "back" - que outros fabricantes já substituíram também por um gesto, como o de deslizar a partir das margens laterais).


Internet Archive salvou 490 mil MP3 do "apagão" do MySpace


O muito estranho caso da eliminação de 13 anos de músicas do MySpace tem novos desenvolvimentos, com o Internet Archive a informar que conseguiu salvar 490 mil MP3 referentes aos anos de 2008 a 2010.

Embora represente menos de 1% do conteúdos que terá sido apagado (mais de 50 milhões de MP3), será sem dúvida uma excelente notícia, e que relembra a importância destes projectos de preservação dos dados digitais. Já que, como ficou demonstrado neste caso, nem sequer o que está na cloud / internet dura para sempre.




Apple fica "encravada" no 5G para iPhones



A Apple poderá ter que adiar os planos de desenvolvimento de um iPhone 5G, já que a aposta feita na Intel poderá não ter corrido como planeado. A Intel não deverá ser capaz de fornecer chips 5G no prazo estipulado pela Apple, e nem a Qualcomm nem a Samsung parecem estar dispostas a fazê-lo; e quanto aos chips MediaTek, parecem não estar à altura das exigências impostas pela Apple.

Embora a Apple esteja a trabalhar no sentido de criar os seus próprios chips 5G, tal que fez com os CPUs, estes reveses não só garantem que não se vá ter um iPhone 5G este ano, mas que também os iPhones de 2020 possam ser obrigados a manter-se no 4G - e aí tendo que competir com uma concorrência que seguramente já estará a oferecer 5G em todos os seus topo de gama.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)