2018/12/19

Ex-engenheiro da Google e Uber faz viagem autónoma de costa a costa nos EUA


Com a Tesla a tardar em cumprir a promessa de fazer uma viagem autónoma a atravessar os EUA, o engenheiro especializado em sistemas de condução autónomos que esteve no centro da discussão entre Google e Uber, troca as palavras pelos actos, fazendo essa viagem com o sistema que criou na sua nova empresa Pronto.ai.

Anthony Levandowski foi um dos elementos chaves no projecto de automóveis autónomos da Google durante quase uma década, que depois deu origem à Waymo; e que depois se aventurou na criação da sua própria empresa - a Otto - de sistemas autónomos para camiões, que acabou por ser comprada pela Uber. O problema é que no meio de todo este processo, Levandowski terá levado informação secreta que a Uber estaria a utilizar, e que resultou na sua saída da empresa. Pois bem, uma pessoa como esta não fica parada por muito tempo, e o seu mais recente projecto é a Pronto.ai.

A Pronto.ai continua a dedicar-se à sua área de especialidade - a condução autónoma - mas que não ambiciona fazer tudo aquilo que a Waymo está a tentar fazer. Em vez de criar um sistema capaz de substituir completamente um condutor (os chamados nível 4 ou nível 5), Levandowski diz que é bem mais realista focar-se na criação de um sistema que assumidamente seja apenas de "assistência à condução" (nível 2), mas que poderá já resultar em vantagens práticas para o dia a dia dos condutores, e orientado especialmente para as pessoas que passam o dia na estrada: os camionistas.

Do que é que o sistema é capaz? Bem... Em Outubro, Levandowski fez uma viagem de costa a costa nos EUA num Toyota Prius equipado com o seu "Copilot", sem tocar no volante ou nos pedais, apenas com as paragens para abastecimento e dormir. Foram 4987 km percorridos ao longo de mais de 50 horas, sem que tenha acontecido uma única desactivação do sistema. É impressionante - ainda mais quando se tem em conta que o sistema não estava a seguir uma rota pré-calculada ou com mapas especiais, usando apenas câmaras - e, que vem "puxar o tapete" à Tesla, que há tanto tempo vinha a prometer fazer algo assim.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)