2019/04/15

HBO Portugal não resistiu à estreia de Game of Thrones


A estreia da oitava e última temporada de Game of Thrones acabou por ter um sabor agridoce para a HBO Portugal, sendo que o seu serviço de streaming foi incapaz de lidar com o afluxo de fãs deixando o seu site inacessível - tanto para quem quisesse ver este primeiro episódio da oitava temporada, como qualquer outra série deste serviço de streaming.

A série Game of Thrones tem sido um autêntico fenómeno desde que foi lançada, tendo até atingido o estatuto (não muito apreciado pelos estúdios) de ter alguns dos episódios mais pirateados de sempre. Cá em Portugal, o recém-chegado serviço de streaming HBO Portugal veio dar aos fãs a esperança de verem os episódios o mais rapidamente possível directamente "da fonte", mas quem aguardou até às 02h00 para o fazer acabou por sofrer uma enorme desilusão, pois mesmo a essa hora da madrugada o site da HBO não foi capaz de suportar a quantidade de clientes que esperava pela série.



O site da HBO Portugal ficou inacessível, gerando uma onda de enorme descontentamento com o serviço - já que Game of Thrones era uma das séries utilizadas como "chamariz" - e não demorando para que no Twitter surgissem pedidos que iam desde as intenções de cancelar o serviço aos pedidos de licenciamento da série à Netflix.


Também não ajudou a confusão que houve em redor do horário da disponibilização da série. Quem acedesse via site tinha prometida a estreia às 02h - o que veio a falhar, com o serviço a ser restabelecido apenas perto das 03h - mas quem acedesse à HBO Portugal através da box da Vodafone só poderia ver o episódio às 09h.




Mesmo tendo em conta que se tratou da primeira grande estreia da HBO Portugal, não será fácil desculpar a incapacidade da HBO antecipar as necessidades para um dia especial como este. Ainda por cima quando, em consequência deste "deslize", acabou por empurrar clientes para outras fontes: quer para o canal SyFy, que se tem esforçado por transmitir a série o mais depressa possível após a exibição nos EUA, quer para as mais indesejadas fontes "alternativas".

A situação não será tão má quanto se possa pensar para a HBO Portugal, já que a esmagadora maioria dos clientes irá ver Game of Thrones hoje à noite (e assumindo que desta vez o site irá aguentar-se). Mas, para aqueles fãs de GoT que esperaram pacientemente até altas horas da madrugada com as expectativas de verem o episódio de estreia - como lhes tinha sido prometido - parece-me que será necessário fazer algo para os tentar reconquistar. Em jeito se sugestão: disponibilizar o Game of Thrones, e outras séries, em 4K HDR seria um bom primeiro passo como forma de justificar a permanência no serviço HBO! ;)

7 comentários:

  1. Ainda bem que usam a Cloud para esse serviço, hi hi hi hi :-)

    ResponderEliminar
  2. Não percebo o esterismo... o episodio foi disponibilizado tambem no SYFY em “sinal aberto”

    ResponderEliminar
  3. O esterismo é que nem todas as pessoas tem o canal SYFY e estavam a contar ver no HBO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que "contar", estavam a *pagar* para ver no HBO, onde até tinham um countdown e tudo, para o verem no momento da estreia,

      Eliminar
  4. A HBO ou actualiza a sua capacidade que tem instalada ou eu desisto, é que é a única que passa os conteúdos só em HD e mesmo assim é o que se vê, eu fui uma das vítimas, mas atenção que já me aconteceu noutra ocasião quando estava a aceder via browser.

    ResponderEliminar
  5. Adoro a série mas não estou disposto a pagar mais para ver, já está na net e era de esperar estes problemas.

    ResponderEliminar