2019/04/16

iOS 13 com Dark Mode e multitasking melhorado para iPads


Depois do iOS 12 ter sido uma aposta na estabilidade e correcção de bugs, para o iOS 13 a Apple prepara uma série de novidades que poderão transformar por completo a forma como se trabalha com os iPads.

O iOS 13 deverá trazer um novo "Dark Mode" que terá a capacidade de forçar as apps a funcionar em modo escuro mesmo que não estivessem preparadas para isso (continuo a achar um pouco ridículo que em 2019 ainda se encare tal coisa como sendo uma "novidade") mas, mais importante, serão as novidades a nível do multitastking.

Nos iPads, com o iOS 13, será possível para as apps conterem múltiplas janelas, que poderão ser movimentadas ou sobrepostas. Com isto o iOS aproximar-se-á um pouco mais do estilo de apps tradicionais que temos nos sistemas operativos desktop, sendo depois mais um pequeno passo para que a Apple adicione o suporte para ratos e se possa começar a utilizar um iPad como uma versão (quase) completa de um MacBook - mesmo que contando com um sistema de ficheiros virtual partilhado por todas as apps em vez de ser exclusivo de cada uma.

O Safari no iPad também passará a pedir as versões "desktop" dos sites, teremos gestão melhorada de tipos de letra no iOS, gestos para fazer undo/redo da escrita (dispensando o abanar do iPhone), e muitas outras coisas. Esperemos é que este iOS 13 não se venha a tornar numa versão azarada para a Apple e todos os utilizadores de iPhones e iPads. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)