2019/04/10

Itead lança Sonoff Basic R3 com API REST

A Itead lançou uma nova versão dos nossos bem conhecidos Sonoff, com este Sonof BasicR3 a trazer uma novidade que facilitará a integração com outros sistemas sem que seja necessário trocar o firmware.

Mantendo o preço reduzido que muito contribuiu para o sucesso dos Sonoff, o novo Sonof BasicR3 (€4) mantém as mesma funcionalidades já conhecidas dos módulos anteriores: basta colocá-lo entre a alimentação e o equipamento a controlar (até 10A / 2200W) e passamos a poder controlá-lo remotamente via app, acções externas, segundo horários programados, ou até por controlo de voz (se o associarmos a assistentes como o Google Assistant ou Alexa).


Mas, para além de agora podemos utilizar um smartphone antigo como câmara de vigilância através da app eWeLink, a parte que será mais bem recebida é o facto da Itead ter - finalmente - facilitado a interligação dos seus módulos com sistemas externos.

Até agora, integrar módulos Sonoff com coisas como o Home Assistant implicava regravá-los com um firmware alternativo (como o Tasmota, ESPurna ou ESPeasy). Com esta versão, mesmo o firmware original passa a disponibilizar uma API REST que permitirá a comunicação com plataformas externas, localmente. Este controlo local também significa que não se fica dependente de ter uma ligação à internet para poder controlar os Sonoff.

Embora isto não vá impedir que muitos utilizadores continuem a optar por um firmware alternativo sobre o qual têm mais controlo, servirá para fazer com que outros utilizadores que sentissem um certo receio de alterar o firmware possam continuar a utilizar os Sonoff através da app oficial enquanto vão explorando a sua integração com outras plataformas, sem mesmo de "estragar" algo.

1 comentário: