2019/04/10

Smartphones Android como chave de segurança


A Google simplificou a vida a quem quer manter as suas contas em segurança, permitindo utilizar um smartphone Android como chave física de segurança.

Há muito que a Google tem incentivado a utilização de sistemas de autenticação 2-step verification e alertando também para os riscos de isso ser feito via códigos SMS. A opção mais segura, segundo a Google, é a utilização de chaves de segurança físicas - mas que têm a condicionante de necessitar de um investimento extra na compra das mesmas. Algo que a Google acaba de resolver ao permitir utilizar um smartphone Android como chave de autenticação.


O processo é em tudo idêntico ao de outros métodos 2-step, só que aqui funcionando como se se tratasse de uma chave de segurança. Bastará ter o bluetooth ligado no smartphone e computador, para que durante o processo de login seja feito de forma quase automática a validação da autenticação da conta Google.

Para evitar dissabores, a Google recomenda que ainda assim se mantenha uma chave de segurança adicional de backup, para garantir o acesso à conta caso se perca o smartphone, ou seja roubado, ou fique avariado. A última pessoa que queremos que o sistema 2-step impeça de entrar na nossa conta somos nós próprios!

Actualização: também já disponível para ser utilizado com iPhones e iPads.

Actualização 2: já é possível usar iPhones e iPads como chave.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)