2019/04/10

Notícias do dia

Revelada a primeira foto de um buraco negro; compradores do Pixel 3 e OnePlus 6T vêm maioritariamente dos Samsung; aposta da Apple nos mini-LED começará a fazer sentir este ano com ecrã 6K mini-LED; Oppo oficializa Reno com câmara "desnivelada" e zoom periscópico; Huawei disponível para vender chips 5G à Apple; Europa dá prazo de 1h para remoção de conteúdos terroristas da internet.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - uma tomada dupla inteligente.

Samsung Galaxy A80 com câmara tripla rotativa



No novo Galaxy A80 a Samsung recorreu a um curioso sistema que vai buscar inspiração ao antigo Oppo N1. Em vez de se limitar a usar uma câmara frontal, o A80 utiliza uma câmara tripla traseira que pode rodar para servir também como câmara frontal - e aqui, combinando esse sistema com um sistema de deslizar popup-up para não desperdiçar espaço quando não se precisa da câmara frontal.

É um sistema bastante engenhoso, mas que tem como inconveniente não se poder usar (facilmente) o desbloqueio por reconhecimento facial, e que levanta as habituais preocupações quanto à longevidade do sistema motorizado ao fim de 2 ou 3 anos de uso. Falta também saber se, tal como o Oppo Reno, contará com sistema de detecção de quedas que retraia a câmara automaticamente.


EUA querem proibir finanças de criar sistema electrónico gratuito para declarações



Os EUA, país que levam os impostos tão a sério, estão agora prestes a proibir o seu serviço de finanças de disponibilizar um sistema electrónico gratuito que facilitasse o envio das declarações de rendimentos dos contribuintes.

Se a medida avançar, os contribuintes norte-americanos serão obrigados a usar sistemas pagos, para agilizarem o processo de entrega das declarações de rendimentos; e que se pode considerar o resultado esperado dos milhões gastos (investidos) por estas empresas no sentido desta proibição.


Jogos Android para crianças desrespeitam classificações etárias



Se deixarem os vossos filhos instalarem os jogos Android que quiserem, tendo apenas como regra serem jogos "para crianças", valerá a pena prestar um pouco mais de atenção, pois existem na Play Store jogos classificados como sendo "para todos", mas que na verdade serão pouco recomendados para crianças.

Foram descobertos na Play Store jogos violentos ou com imagens "perturbadoras" que estavam classificados como sendo jogos adequados para crianças. O mais simples, será simplesmente impedir a instalação de apps pelos mais novos, e garantir que se faz uma validação pessoal em primeira mão de qualquer jogo antes de o passarem para a mão dos mais novos.


Javascript continua a ser o mais popular - Rust o mais apreciado



O StackOverflow fez mais um inquérito sobre as preferências dos programadores, e o JavaScript continua a ser a linguagem mais popular, seguido de HTML/CSS, SQL, e Python a ficar na quarta posição. Quanto à linguagem mais apreciada, a vitória vai para o Rust, enquanto que a mais odiada - e mantendo a tradição do Visual Basic - vai para o Visual Basic for Applications.

Caso queiram maximizar os rendimentos, na lista de linguagens mais bem pagas temos: Clojure, Scala, Go, Erlang, F#, WebAssembly. Se estiverem indecisos quanto à linguagem em que se devem aventurar, será um bom indicador a seguir.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)