2019/04/09

OnePlus vai ter opção de brilho do ecrã via DC Dimming


Quem precisar, ou gostar, de usar o seu OnePlus em ambientes escuros vai gostar de saber que está prometida uma opção para regulação do brilho do ecrã via DC Dimming em vez do habitual PWM.

Embora poucas pessoas pensem no que está por trás da opção de ajustar a luminosidade do ecrã do seu smartphone, na esmagadora maioria dos casos é utilizado um sistema PWM. O PWM (Pulse Width Modulation) utiliza uma técnica extremamente simples onde, em vez de se manter o ecrã permanentemente ligado, o mesmo vai sendo desligado por períodos proporcionais à luminosidade pretendida.

A técnica é eficiente, mas tem o inconveniente de, quando nos começamos a aproximar de luminosidades reduzidas, se pode começar a notar o efeito "cintilante" de apenas estar a ser dado um pequeno impulso luminoso durante cada ciclo.

Para resolver isso, a OnePlus tem prometida uma actualização que irá disponibilizar em opção a utilização do DC Dimming, em que será reduzida a tensão aplicada ao ecrã. Este sistema é ainda mais simples de entender que o PWM, no entanto vem acompanhado do efeito indesejável da resposta do ecrã em termos de cores (nos ecrãs OLED) variar drasticamente em função da tensão aplicada, com os consequentes efeitos negativos na qualidade da imagem.

Ainda assim, é algo que alguns utilizadores poderão preferir - especialmente se forem mais susceptíveis ao cintilar do PWM - e que a OnePlus diz que chegará numa actualização do OxygenOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]