2019/04/09

Ecrã 6K mini-LED da Apple chega este ano


A Apple parece ter definido a estratégia para competir com os OLEDs, trazendo para o mercado um monitor mini-LED ainda este ano, e preparando ecrãs micro-LED para as próximas gerações de iPads.

O interesse da Apple na tecnologia micro-LED poderá finalmente começar a mostrar resultados ainda este ano. Segundo Ming-Chi Kuo a Apple vai lançar um monitor 6K de 31.6" ainda este ano, que terá como principal particularidade a utilização de um sistema mini-LED de backlight. Um sistema que permitirá manter uma matriz de LEDs por trás do painel LCD e implementar local-dimming para níveis de contraste aproximados dos OLEDs sem que seja necessário preocuparem-se com problemas de burn-in.

Esta tecnologia será expandida aos ecrãs dos MacBooks e iPads nos anos seguintes, com utilização de backlights micro-LED. Naquilo que será um passo intermédio no caminho para se terem ecrãs verdadeiramente micro-LED, como a Samsung já começou a fazer no seu ecrã The Wall, aqui, com os micro-LEDs a substituírem directamente os pixeis, dispensando a utilização de um painel LCD. (A criar um ecrã micro-LED puro, será de imaginar que a Apple comece por fazê-lo num de pequenas dimensões, como o do Apple Watch.)

Considerando os requisitos de volume da Apple, a opção pelo micro-LED aplicado apenas no backlight dos ecrãs acaba por ser uma excelente solução. Reduz-se imensamente a dificuldade de produção e, simultaneamente, vão ganhando experiência e desenvolvendo as ferramentas necessárias para a aplicação de micro-LEDs em grande escala. Segundo Kuo, poderemos começar a ver produtos com estes novos ecrãs já no final de 2020 ou início de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)