2019/04/16

NOS estreia eSIM em Portugal


Depois de muita espera, os portugueses vão finalmente poder tirar partido dos equipamentos com eSIM, como a mais recente geração de iPhones e Apple Watches.

Nos últimos anos os fabricantes, depois de terem progressivamente reduzido o tamanho dos cartões SIM (que originalmente tinham o tamanho dos cartões de crédito - há uma eternidade atrás! :) até aos nano-SIM, estão a fazer a transição para os eSIM. Aqui, em vez de um cartão SIM físico, temos a parte electrónica do SIM integrada directamente no smartphone, dispensando a necessidade do cartão, e correspondente bandeja / ficha no smartphone. Mas, se por um lado se simplifica a coisa do ponto de visto mecânico, por outro lado ficamos dependente do suporte dos operadores de telecomunicações.

Depois de mais de meio ano, a NOS avança finalmente com o suporte para dispositivos eSIM em Portugal, o que significa que já nos próximos dias será possível aos utilizadores dos mais recentes iPhones XS - que forem clientes NOS - activarem a funcionalidade eSIM nos seus smartphones, passando a tirar partido da sua capacidade dual SIM que até ao momento estava inacessível (embora nas páginas da Apple ainda não seja feita referência ao suporte eSIM em Portugal).

Com o eSIM, trocar de operador deixará de implicar a troca de um cartão SIM físico, bastando activar o novo SIM virtual no seu smartphone e até sendo possível vários associados ao mesmo smartphone, embora apenas com um activo de cada vez. De resto, a nível das funcionalidades, será em tudo idêntico a ter um cartão SIM físico. (Embora, nesta fase de transição, possa não ser tão conveniente quanto usar um cartão SIM temporário quando vamos a outro país, por exemplo.)


Com a NOS a ter dado o tiro de partida para o suporte eSIM, é de imaginar que os restantes operadores se apressem a fazer o mesmo. Pelo que é de esperar que Vodafone, MEO e demais operadores também anunciem o suporte eSIM em breve.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Até a data só os iPhones tem E-SIM???
    Off-topic : alguém sabe me indicar a melhor oferta para comprar um pocophone?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que estejam acessíveis por cá, sim. De resto, os Pixel 2 e Pixel 3 também têm eSIM, assim como os Samsung Gear S2 e S3.

      Nos Pocophone F1, tens na Amazon ES (64GB) a €285; e na Gearbest (128GB) a €278.

      Eliminar