2019/04/03

Problemas com teclados do MacBook são muito piores do que a Apple admite?


A Apple pediu desculpas recentemente pelos problemas dos teclados dos MacBooks, mas há quem argumente que o "número reduzido" de utilizadores afectados não é assim tão reduzido, e que na realidade poderá ser bem significativo.

Que os teclados dos MacBooks estão a ser bastante problemáticos, isso é um facto que já ninguém disputa. O que agora está em causa é saber se isso é algo que afecta apenas o tal "reduzido número" de utilizadores que a Apple refere, ou se é algo bem mais comum entre os utilizadores.

David Hansson, criador do Ruby on Rails e fundador do Basecamp, diz que a Apple está iludida quanto à verdadeira dimensão do problema, por só estar a contabilizar os casos de utilizadores que a contactam para fazer uma reparação, ignorando todos os outros que se resignam em continuar a utilizar um teclado com teclas problemáticas ou que acabam por recorrer a teclados externos para não pagarem o preço exorbitante cobrado pela troca do teclado.

Num inquérito feito entre os colaboradores do Basecamp, 30% dos utilizadores com MacBooks confessaram ter problemas nos teclados - e isto apenas para os casos que estão com problemas actualmente, sem contar com os que já tiveram problemas no passado. Mais preocupante, mesmo entre as pessoas com MacBooks mais recentes com a 3ª geração do teclado, a taxa de problemas permanece (6 em 13 pessoas - quase metade).


Outro inquérito feito no Twitter parece confirmar a acusação, já que apenas 39% disseram não ter qualquer problema, mas 50% a dizerem que têm problemas mas vão "aguentando", e apenas 11% recorreram à Apple para reparar os teclados.

... Quanto mais tempo será necessário para que a Apple passe das "desculpas" aos "poucos" utilizadores afectados, a um programa que disponibilize teclados de substituição gratuitos (ou a preço simbólico) a todos os utilizadores afectados? Afinal, se forem assim tão poucos quanto a Apple diz serem, nem sequer irão ter trabalho, certo?

1 comentário: