2019/04/16

Volvos vão alertar para situações de perigo em toda a Europa


Os automóveis da Volvo vão comunicar entre si para partilhar informação sobre situações de perigo e alertas os condutores com antecedência.

A Volvo vai fazer chegar a todos os veículos os sistemas de segurança Hazard Light Alert e Slippery Road Alert, que sinalizarão situações de perigo para prevenir outros condutores. Estes sistemas foram estreados em 2016 nos Volvo série 90, na Suécia e Noruega, mas passarão a estar disponíveis em todos os modelos a partir de 2020, e podendo funcionar em todos os países europeus.



O Hazard Light Alert envia automaticamente um sinal de perigo quando o condutor ou uma travagem de emergência actuarem os quatro piscas; que é depois distribuído pelos restantes veículos na área - fazendo surgir um alerta de perigo assim que se aproximar do local em questão.




O Slippery Road Alert utiliza o mesmo princípio mas para partilhar informação sobre condições de estrada escorregadia, detectadas automaticamente através do sistema de controlo de tracção.


Não se trata de um sistema de comunicação directa V2V (Vehicle-to-vehicle), mas que não deixa de ser igualmente eficiente. No fundo acaba por ser idêntico aos sinais de alerta enviados manualmente através de apps como o Waze, e que alertam os restantes utilizadores da app. Mais interessante seria ver este tipo de alertas seguir um qualquer standard que facilitasse a partilha deste tipo de informação entre todos os fabricantes, pois não fará sentido que cada fabricante forneça esta informação apenas para os seus próprios automóveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)