2019/04/11

YouTube vai criar programas interactivos à "Bandersnatch"


O sucesso do episódio interactivo Bandersnatch do Black Mirror na Netflix parece ter servido de inspiração para que o YouTube apostasse na mesma fórmula.

Embora a esmagadora maioria dos programas nas plataformas de streaming continue a ser no formato linear tradicional, parece haver interesse em apostar noutros formatos que aqui se tornam possíveis - como é o caso dos programas interactivos. Programas como o Bandersnartch permitem que um único episódio se multiplique numa árvores de possibilidades, que muito provavelmente fará com que os clientes percam mais tempo a explorá-lo - e pelo menos assim parece concordar o YouTube, que estará disposto a criar conteúdos interactivos.

O YouTube TV também anunciou que irá aumentar o preço de $40 para $50 passando a contar com mais canais de TV disponíveis - como o Discovery Channel, HGTV, Food Network, TLC, Investigation Discovery, Animal Planet, Travel Channel, etc., sendo que outros estarão disponíveis mediante o pagamento de valores extra mensais (à semelhança do que acontece com os canais de TV nos serviços por cabo.

Voltando aos programas interactivos, fico curioso por saber se virão a tornar-se no futuro dos filmes e séries, ou se permanecerão uma curiosidade que se manterá à margem dos conteúdos lineares. Uma coisa é certa, se não for feito com cuidado, arriscam-se a frustrar os espectadores que não tiverem muita paciência para percorrer repetidamente o vídeo em busca de todos os desfechos possíveis. E depois, já nem sequer poderemos dizer: "viste como acabou o filme X?"... Pois o final que outras pessoas viram poderá não ser o mesmo que nos calhou a nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]