2019/05/06

Ajuda a afinar a colorização de fotos no "Dark Mode" do Chrome


O Chrome está prestes a ganhar um "dark mode" oficial, e podes contribuir para a forma como esse modo irá lidar com as fotos nos sites que se visitarem.

Criar um "modo escuro" que seja capaz de lidar com todos os sites na web é algo bem mais complicado do que possa parecer. Não bastará garantir que a cor de fundo passa a uma cor escura e que o texto seja uma cor clara; já que isso de nada afectaria sites que possam ter predominantemente imagens com fundo a branco (por exemplo).

Daí que um developer da Google esteja a perguntar a todos os interessados a sua opinião, disponibilizando um pequeno site que permite brincar com alguns filtros e ajustes a aplicar às imagens: o Dark Mode Colors.


Aqui, podemos escolher entre as imagens originais, a aplicação de um filtro grayscale (de 0 a 100%), de um filtro de inversão das cores (de 0 a 100%), ou de combinar ambos. O objectivo é que se escolham os parâmetros que achamos que melhor se ajustariam ao que se espera de um "dark mode".

... Confesso que estava à espera de algo mais avançado, que pudesse diferenciar entre tipos de imagem (por exemplo, imagens predominantemente com cores claras) e aplicar diferentes filtros. Mas infelizmente, trata-se mesmo de aplicar um mesmo filtro a todas elas. Desta forma, não me parece que seja viável utilizar o filtro de inversão de cores, mas... cada um que diga a sua preferência. O modo como o futuro dark mode do Chrome irá funcionar poderá vir a depender disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)