2019/05/08

Android Q copia gestos de navegação do iPhone

Depois da implementação de uma mixórdia de gestos de navegação no Android P, a Google perde a vergonha e limita-se a copiar o sistema completo de gestos do iOS, que funcionam de forma mais consistente.

A evolução do sistema de botões para um sistema de navegação por gestos feita pela Google foi de saudar, mas infelizmente o sistema escolhido acabou pode deixar bastante a desejar. É que por um lado tínhamos navegação por gestos, mas por outro lado permanecia o anacrónico botão de "back" - para além da questão ridícula de que esta navegação por gestos continuava a ocupar o mesmo espaço do ecrã que os botões de navegação anteriores, negando o principal propósito da navegação por gestos de libertar a área dedicada aos botões. Desde logo se fizeram sentir as comparações com os sistemas implementados por outros fabricantes, nomeadamente a Apple no seu iOS - e que tinham sido copiados e adaptados de muita melhor forma por fabricantes como a Xiaomi, OnePlus e Huawei.

Felizmente, também a Google parece ter perdido a vergonha, e passa a fazer o mesmo no Android Q.


O Android Q chega ao ponto de replicar o "risco" em baixo idêntico ao iOS, mas o ponto mais importante é que agora os gestos funcionam de forma bastante mais natural e intuitiva. Um gesto de deslizar para cima, a partir do fundo do ecrã, faz regressar ao home screen. Um gesto de deslizar para cima e arrastar ligeiramente para o lado faz aceder às apps recentes (que também podem ser acedidas com um gesto de deslizar horizontal na secção do risco de navegação no fundo do ecrã). E, resolvendo a questão do botão de back à moda antiga, a Google adopta um gesto de deslizar horizontal a partir das margens laterais do ecrã para fazer a acção de retroceder.

Percebe-se porque motivo a Google demorou a recorrer a este gesto, já que isto irá entrar em conflito com apps que tenham painéis laterais deslizantes. Ou seja, os developers terão que fazer algumas alterações para indicar que secções do ecrã querem que fiquem reservadas para os seus painéis, nos casos em que a sua app não funcionar correctamente no Android Q.


Em último caso, os utilizadores continuam a poder optar pelo sistema de navegação só com dois gestos, ou com os três botões de navegação tradicionais.

7 comentários:

  1. Nada como os 3 botões virtuais em baixo!!

    ResponderEliminar
  2. Depois de usar a opção da Huawei com swipe para cima, nos cantos retroceder acho que é a melhor opção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Funciona mesmo bem.
      Nunca mais quero ver botões de navegação depois de experimentar.

      Eliminar
  3. A navegação por gestos do meu Redmi é uma coisa tão natural que às vezes dou por mim a tentar fazer o mesmo noutros aparelhos que não têm essa funcionalidade. Não tenho nenhuma saudade de botões, sejam físicos ou virtuais

    ResponderEliminar
  4. Penso que os gestos vieram para ficar, confesso que até resisti, mas agora gosto bastante é bem mais fácil usar o equipamento com várias aplicações abertas e alternar entre elas, não que os botões físicos também não dessem.

    ResponderEliminar
  5. O meu sistema favorito é o do OnePlus. Acho q é o mais prático

    ResponderEliminar