2019/05/06

Bateria do iPhone XR dura metade do anunciado pela Apple?


A Apple tem sido associada a estimativas de autonomia bastante realistas, mas um relatório da Which? vem por isso em causa, dizendo que o iPhone XR dura menos de metade do tempo indicado pela Apple para a realização de chamadas telefónicas.

Numa ronda de testes feita a smartphones de diferentes fabricantes, o iPhone XR destacou-se pela negativa ao durar apenas 16 horas e 32 minutos nas chamadas telefónicas; valor substancialmente inferior (51%!) ao das 25 horas indicado pela Apple. Um cenário que se aplica a muitos outros modelos de iPhones, já que a Which? diz ter testado nove modelos diferentes, com a sua autonomia a ser 18 a 51% inferior ao anunciado.

A HTC também fica no grupo dos fabricantes cujos modelos ficam abaixo dos valores prometidos, embora em muito menor grau: 5% (19.6h vs 20.5h). E, no campo oposto, marcas como a Nokia, Samsung e Sony, superaram a autonomia indicada, com particular destaque para a Sony, o Xperia Z5 Compact vem com uma autonomia anunciada de 17 horas, e acabou por se aguentar por 25 horas e 52 minutos.

A Apple já emitiu uma resposta "padrão", dizendo que os iPhones são rigorosamente testados usando a "máxima inteligência" para maximizar a autonomia, e de que os seus testes reflectem isso; queixando-se que a Which? não divulga a sua metodologia de testes para que o teste pudesse ser replicado. Por exemplo, é bem sabido que a diferença no nível do sinal celular (entre ter "um tracinho" ou o sinal no máximo) representa diferenças substanciais no consumo. Mas mesmo que fosse esse o caso, e assumindo que a Which? testa todos os smartphones em condições idênticas, será difícil explicar como é que outros smartphone mantiveram resultados positivos (e até extremamente positivos, como no caso do Sony), e que o iPhone XR tenha obtido tão fraca prestação.

Esperemos que o assunto venha a ser clarificado em breve.

3 comentários:

  1. Publicidade gratuita... Para a "Which?"...

    ResponderEliminar
  2. Desde quando 16 é metade de 25?

    A frase em inglês está feita para dar isso a entender, mas não é isso que está escrito.. O que está escrito é que o anunciado pela Apple é 50% mais do que o real dos testes.

    ResponderEliminar