Uma das vantagens dos sistemas automáticos de ajuda à condução é terem a capacidade de reagir muito mais rapidamente que qualquer condutor humano, e isso voltou a ser demonstrado num acidente envolvendo um Model 3.
Um condutor que seguia num Model 3 sofreu uma colisão traseira quando estava a travar para sair de uma via rápida, e diz que o seu automóvel virou sozinho para evitar colidir com o veículo à sua frente. Aparentemente, a manobra terá sido feita pelo sistema anti-colisão, que actuam mesmo quando o Autopilot está desactivado.
Tesla Model 3 saved me from r/teslamotors
Embora falte comprovar que a manobra foi realmente feita pelo Model 3 de forma automática, será mais um excelente exemplo de como estes sistemas podem auxiliar os condutores. Por outro lado, se o automóvel que seguisse atrás estivesse equipado com sistemas anti-colisão, teria abrandado automaticamente antes de bater no Model 3, e evitaria o acidente - o que seria ainda melhor.
Um caso mais feliz que o recente acidente com colisão frontal em Espanha com uma vítima mortal.
Se foi o Tesla, temos aqui um exemplo na vida real do dilema do elétrico (https://abertoatedemadrugada.com/2016/06/quem-devera-um-carro-autonomo-matar.html) pois, apesar de não estar em modo autónomo, terá sido o carro a decidir…
ResponderEliminarSerá que escolheu fugir entrando na faixa esquerda porque "viu" que não vinha ninguém?
Será que, se viesse uma mota nessa faixa teria tomado a mesma decisão para proteger o seu dono?
Concordo!
EliminarConcordo até certo ponto..
EliminarSim fica essa questão mas se fosse algum de nós a conduzir e se conseguissemos ter esses reflexos faríamoso mesmo.. E não pensariamos se viria alguma coisa ou alguém na outra faixa.
Apesar de ser autónomo é apenas eu auxiliar de condução no meu ver
Pensei exactamente o mesmo
ResponderEliminarMas sao 18 sensores em constante leitura
EliminarA "reacção" do carro foi quase igual à que tu terias no mesmo caso.
ResponderEliminarSim, sim, terias...
EliminarSe isso acontecesse comigo ao fim do dia (após um dia de trabalho cansativo) considero que provavelmente talvez não tivesse a destreza que esse vídeo demonstrou aí.
ResponderEliminar