2019/05/06

OnePlus 7 sem certificação IP porque "fica demasiado caro"


O OnePlus 7 ainda não foi apresentado oficialmente, mas já está envolvido em polémica, desta vez relativamente ao facto de ainda não ser desta que a marca investe na certificação IP68 para garantir a sua resistência à água.

Para manter os custos abaixo dos valores praticados pelas marcas que operam no segmento premium, a OnePlus tem de efectuar algumas concessões. O carregamento sem fios é visto pela marca como uma funcionalidade que não interessa aos seus clientes (mesmo se até a Apple já a adicionou aos iPhones), e agora vem dar uma péssima desculpa para o novo OnePlus 7 não ter certificado IP: de que é demasiado caro.

Atentem no vídeo em baixo, o qual foi disponibilizado oficialmente pela OnePlus, no seu canal do YouTube :



A certificação custa dinheiro, portanto "acabámos de comprar um balde", foi este o título escolhido pela OnePlus para este vídeo.



Uma marca que tem sido massacrada a cada lançamento de um novo smartphone devido à ausência de uma certificação IP, decide publicar um vídeo com uma mensagem a gozar com a situação. Escusado será dizer que a Internet em peso caiu em cima da OnePlus, criticando a postura da marca perante este tema. Perante mais uma confusão made in OnePlus, Carl Pei, co-fundador da marca chinesa, utilizou o fórum da OnePlus, para "esclarecer" o assunto :

ICYMI, we posted a beautifully-made video on our social media earlier showing our OnePlus phone dropping into a bucket that is filled with water.
At OnePlus, we always aim to doing the right things based on what you really need not the industry...

A OnePlus diz preocupar-se em responder aos requisitos do consumidor, mas um olhar mais atento mostra-nos uma realidade bem diferente. A certificação IP e o carregamento sem fios continuam a ser funcionalidades que interessam aos consumidores, como se pode comprovar nos equipamentos lançados pelas diferentes marcas para o segmento premium. Não seria mais interessante a OnePlus manter um perfil mais discreto, assumindo claramente as suas motivações com maior humildade?

Caso a OnePlus dissesse que o seu OnePlus 7 será à prova de água, mas que não terá certificação oficial para manter o custo mais baixo, seria algo que os fãs seguramente aceitariam sem problemas. Mas em vez disso, atacar a certificação e equipará-la a um balde de água é de muito mau tom, que nada contribuiu para a imagem da marca nem a sua seriedade. Para além do mais, se essa questão do custo até poderia "colar" se se estivesse a falar de um OnePlus nos 300 ou 400 euros, há muito que os smartphones da OnePlus se elevaram desse patamar, e o próximo OnePlus 7 estima-se que terá um preço mais elevado que nunca, aproximando-se perigosamente dos valores praticados pelos grandes fabricantes (Samsung e Huawei).

Vamos lá ver se por conta da sua atitude e, principalmente, do preço do próximo OnePlus 7, não será a OnePlus a levar um "balde" de água fria.


Actualização: e afinal... parece que não fica "demasiado caro" gastar milhões para ter Robert Downey Jr. a fazer-lhe publicidade.

5 comentários:

  1. Não entendo o drama, o produto não é certificado mas pode levar com agua ou cair na sanita que são as principais preocupações dos users. Sabendo que as marcas vendem smartphones à prova de água mas sem garantia em caso de danos feitos por líquidos, a diferença não parece grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se compras um smartphone à prova de água, podes exigir que ele o seja. Por exemplo, tive um Xperia Z3 Compact, que não vinha estanque, o que era possível comprovar pelo teste do barómetro. Tal pôde ser reclamado na loja e deram-me um novo. Já no caso da One Plus, não poderia exigir isso já que eles não anunciam que te estão a vender um dispositivo estanque.
      Logo, há uma diferença enorme...

      Eliminar
  2. Sinceramente não sei qual a panca do pessoal em ter telemóveis à prova de água ... Gostam de ir para a piscina com eles? E também não acho que a publicidade foi má, primeiro porque aqui estamos nós a falar dela e segundo os utilizadores ficam mais ou menos conscientes que numa eventualidade ou azar pelo menos é provável que o equipamento aguente uns banhos.
    Quanto aos preços praticados ultimamente pela one plus, sem dúvida que aí é outra história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, precisamente isso, gosto de ir para a piscina com ele.
      Há algum mal nisso? Ou só aquilo que tu gostas de fazer é que é válido?!

      Eliminar
    2. Não é tanto a questão de não terem certificado, é terem vindo falar disso como se fossem "chicos-espertos".
      Aliás, basta relembrar que a Apple teve iPhones à prova de água alguns anos antes de os certificar com classificação IP... mas limitou-se (correctamente) a ficar calada quanto a isso.

      Eliminar