2019/05/05

Bug no Firefox fez desaparecer as extensões


A Mozilla parece ter sido a mais recente vítima de um certificado expirado, que impediu que o seu popular browser Firefox pudesse instalar novas extensões ou sequer usar os add-ons ja instalados.

Os problemas começaram a surgir no final do dia 3 de Maio, e rapidamente se fazendo sentir entre todos os utilizadores do Firefox que usam extensões no browser. De referir que o Firefox é um dos browsers que deve grande parte da sua popularidade às muitas extensões disponíveis, e que permitem fazer praticamente tudo o que se possa imaginar - e também o que nem se imaginar (há muitos anos, usava uma extensão no Firefox que ia captando imagens de uma câmara IP para criar vídeos timelapse!)



A Mozilla diz já ter identificado o problema e que, considerando a gravidade desta situação, recorreu ao seu sistema "Studies" - normalmente utilizado para distribuir funcionalidades experimentais - para fazer chegar uma actualização mais rapidamente aos utilizadores. Posteriormente, a mesma correcção será distribuída por intermédio do processo normal de actualizações.


Embora ninguém esteja livre de cometer erros, este é um dos erros que a Mozilla deveria ter conseguido evitar, para não prejudicar a já difícil vida que o Firefox vai tendo (não conseguindo inverter a tendência de queda que tem sofrido há vários anos).


Actualização: Já foi disponibilizado o Firefox 66.0.4 com correcção para esta falha.

3 comentários:

  1. Também desapareceram todas as extensões do firefox e não as consigo reinstalar. Até as extensões que comprei a licença passa o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Estou a passar pelo mesmo problema.
    Preocupante... :(

    ResponderEliminar
  3. Yeap, eu tb. Nomeadamente com o Ublock Origin, popup blocker. Que muita falta faz.
    É uma questão de aguardar que seja solucionado.

    ResponderEliminar