2019/05/10

Google Sheets ganha remoção de duplicados e espaços


A Google acaba de tornar a sua folha de cálculo Google Sheets ainda mais prática de utilizar, com funções mais acessíveis de remoção de duplicados e espaços, e novos atalhos de teclado mais familiares para quem usar produtos da concorrência.

O Google Sheets é uma folha de cálculo online extremamente versátil que pouco ou nada fica a dever às congéneres tradicionais. Embora as seguintes funções já fossem possíveis com o recurso a fórmulas, a Google achou que eram suficientemente procuradas para merecerem uma forma de acesso mais fácil.

Remoção de duplicados


A remoção de dados duplicados é uma das funções que mais facilitam a vida para certos tipos de tabela, e que agora passa a estar disponível directamente a partir do menu "Data". Anteriormente, esta era uma função que obrigava a recorrer a fórmulas mais complicadas; mas assim, passa a estar acessível até para utilizadores iniciados.


Remoção de espaços



No mesmo menu passamos a ter também a opção de remover espaços em branco - "Trim spaces" - que é particularmente útil para quando se faz "copy-paste" de dados que podem não estar normalizados ou conter espaços em demasia. Esta era também uma função que anteriormente só era possível recorrendo a métodos mais complicados.


Atalhos de teclado


E por fim, para tornar o Google Sheets mais amigável de quem vier de outras folhas de cálculo, a Google replicou os atalhos de teclado mais comuns, de modo a facilitar o processo de transição para este seu produto.


Desde que a Google lançou o Sheets - na altura ainda sob a alçada do Google Docs - que nunca mais senti necessidade de usar outra folha de cálculo (ou, na verdade, qualquer outro conjunto de "Office", quer fosse o da Microsoft ou o LibreOffice). Se ainda não lhe deram um oportunidade e se quiserem libertar da necessidade de ter programas instalados para estas funções, nada como lhe darem uma oportunidade: Google Sheets.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)