2019/05/29

Microsoft prepara "Modern OS" com actualizações não intrusivas


A Microsoft está a preparar aquilo que poderá ser uma variante "lite" do Windows 10, e que poderá aproveitar a chegada dos chips ARM ao Windows para renovar o seu sistema operativo e o aproximar (ainda mais) da forma de funcionamento dos sistemas mobile.

Por muito que a MS tente renovar e reestruturar o Windows, ainda hoje é possível encontrar no Windows 10 inúmeros "restos" que remontam a versões do Windows com décadas, sendo uma consequência do peso da retrocompatibilidade. Mas a MS está também de olhos postos no futuro, e tem vindo a falar de forma cada vez mais frequente num novo Modern OS que deixa cair a referência ao Windows.


Para este Modern OS a MS refere coisas que estamos habituados a ver nos sistemas mobile, como estar permanentemente ligado e conectado, saber a orientação do equipamento e lidar com múltiplas formas de interacção, desempenho, autonomia... e também actualizações não intrusivas.

A MS refere que este novo sistema será capaz de lidar com as actualizações feitas de forma completamente transparente e sem incomodar o utilizador. É dito ainda que serão fiáveis e "instantâneas"; faltando agora saber se isso será algo ao estilo do que é feito no Chrome OS, em que as actualizações se farão sentir após um reboot - ou - se a MS terá ido mais longe e arranjado forma de aplicar as actualizações de forma imediata, sem necessidade de reboots, o que seria bastante mais atractivo e permitiria o verdadeiro "always-on".

No fundo, pode acabar por ser um regresso do defunto Windows RT para os ARM, mas desta vez com os argumentos certos e o hardware adequado para lhe servir de suporte... e sem o peso do nome "Windows".

1 comentário: