2019/05/23

Panic apresenta Playdate - uma consola de jogos à moda antiga


Numa altura em que poderia parecer loucura lançar uma "consola portátil de jogos", tendo em conta a supremacia dos smartphones, foi precisamente isso que a Panic fez, revelando a sua curiosa e cativante Playdate.

O panorama tecnológico actual nada tem a ver com que se tinha há três ou quatro décadas atrás, e hoje em dia temos nos nossos smartphones e tablets acesso a jogos que por vezes rivalizam com a qualidade gráfica das consolas e PCs de secretária. Não é esse o objectivo da Playdate... na verdade, é precisamente o oposto.

A Playdate está a ser criada pela Panic, editora bem conhecida pelo seu software para Mac e que mais recentemente editou o jogo Firewatch que deu bastante que falar. Trata-se de uma consola portátil compacta (74  ×  76  ×  9 mm), que conta com um ecrã monocromático reflectivo de 2.7", d-pad, dois botões, e uma curiosa manivela. Poderia pensar-se que a manivela pudesse servir para lhe dar energia e recarregar a bateria, mas na verdade destina-se a ser utilizada como controlador para os jogos.


A consola virá com 12 jogos, mas que serão sendo disponibilizados semana a semana, pelo que os utilizadores poderão passar três meses com a curiosidade de saber o que lhes irá chegar na semana seguinte. Mas não se pense que se trata de uma consola "fechada", a PlayDate tem WiFi, Bluetooth, e até é recarregada via USB-C. É por isso de prever que muitas novidades dali possam surgir.

Muitos dos jogos, que permanecem em segredo, foram criados por veteranos dos jogos indie, pelo que há também muita expectativa quanto a isso. O único senão é que o seu preço será um pouco mais elevado do que seria desejado ($149) e ainda não está definido se Portugal estará na lista de países com acesso à mesma, quando for lançada em 2020.

1 comentário:

  1. Eu já me dou por contente pela "Gocomma Consola Retro Gaming com 400 Jogos Aparência Fosca" que custou pouco mais de 13€ ;)

    ResponderEliminar