2019/05/11

Salvador Dali regressa à vida via Deepfake


A arte de Salvador Dali é imortal, mas o Dalí Museum na Florida decidiu levar o conceito ainda mais longe, revivendo o famoso artista num vídeo interactivo via deepfakes.

Os "deepfakes" - nome atribuído à técnica que permite aplicar o rosto de outras pessoas a vídeos - têm sido utilizados para muitas coisas, e agora podemos juntar o reviver de artistas falecidos à lista. Neste caso, os visitantess do Dalí Museum na Flórida poderão ver o artista surrealista num ecrã gigante, a pegar num smartphone e a tirar uma selfie com eles próprios.

O vídeo é interactivo, e muda em função do estado do tempo, mostra as notícias actualizadas, etc. o que contribui para trazer Dalí para o presente. Algo que, apropriadamente, se poderá considerar uma experiência "surreal".

... Daqui por mais umas décadas, talvez seja possível ter a versão digital de Dalí a reagir interactivamente às perguntas dos visitantes, numa espécie de recriação virtual com base em todas as suas entrevistas e demais informação que os sistemas de A.I. forem capazes de inferir dos dados existentes sobre ele.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)