2019/05/31

Samsung Galaxy Note 10 poderá abandonar botões físicos e ficha de headphone


Ainda estamos a alguns meses da apresentação oficial do próximo Galaxy Note 10 da Samsung, mas os rumores apontam para que este modelo venha a dar um corte com o passado, abdicando na ficha de 3.5mm para headphones e também de todos os botões físicos.

Nos últimos anos têm surgido a tendência para acabar com os botões físicos, o que simplificaria o processo de produção e também resulta em menos um componente físico sujeito a desgaste, e facilita a processo de o tornar mais resistente contra pó e água. Em seu lugar, teremos apenas áreas sensíveis à pressão - que podem contar com algum relevo para facilitar a sua utilização - e o feedback feito através da vibração, para de algum modo simular uma actuação física.

Parece ser esta a opção que a Samsung irá aplicar ao futuro Note 10 e que deverá sinalizar o que esperar dos futuros modelos, como o Galaxy S11.

Mais polémica será certamente a decisão de abandonar a ficha de 3.5mm; algo que a maioria dos fabricantes já fez mas que tem servido como elemento diferenciador pela Samsung. Poderá dar-se o caso da Samsung achar que já chega de "remar contra a maré" (e a Samsung certamente terá dados que lhe permitem saber quantos dos seus smartphones estão a ser usados com headphones com cabo vs headphones bluetooth); mas será necessário ter em conta que isso também poderá afastar aqueles clientes que consideravam esse ponto como sendo uma das mais-valias de optarem por um smartphone da Samsung.

E vocês, continuam a ver a ficha de 3.5mm como uma mais-valia ou, neste momento, já consideram irrelevante que a traga ou não?

2 comentários:

  1. Eu ainda uso e faço questão que os equipamentos a tenham.

    ResponderEliminar
  2. Eu uso a ficha com regularidade, mas recentemente adquiri uns Sony WH-1000 MX3 que são espetaculares e que me têm feito reconsiderar o uso dos "phones" normais

    ResponderEliminar