2019/05/02

Windows 10 passa a exigir 32GB de espaço mínimo

Instalar o Windows 10 em computadores com capacidade de armazenamento reduzida vai tornar-se mais complicado, com o aumento para os 32GB mínimos para a instalação do Windows 10 versão 1903.

Até ao momento, a Microsoft especificava uma capacidade mínima de 16GB para a instalação do Windows 10 de 32-bit e de 20GB para a versão de 64GB. Agora, esses valores aumentam para os 32GB com a chegada da versão 1903 do Windows 10. Uma medida que também estará relacionada com o facto do Windows 10 passar a reservar algum espaço para garantir o correcto funcionamento do sistema e a instalação de actualizações sem problemas.



Se isto não será problema para a maioria das pessoas, que provavelmente terão discos ou SSDs com capacidades bem superiores, pode complicar a vida a quem desejar utilizar o Windows 10 em máquinas mais limitadas, como tablets ou portáteis de baixo custo - onde poderá nem ser possível expandir a sua capacidade de armazenamento (e não ajudará que a recente actualização do Windows 10 nem sequer funcionasse em máquinas com cartões de memória ou discos USB).

De qualquer forma, desde sempre que a recomendação "implícita" era a de que se deveria ter pelo menos 64GB para trabalhar com o Windows 10 de forma minimamente aceitável, e agora comprova-se que será essa a decisão acertada. Instalar um Windows 10 num computador com 16GB, ou até mesmo nos 32GB que passam a ser exigidos, será sempre arriscado.

5 comentários:

  1. Mesmo assim, considero ser um exagero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 32GB parece-te um exagero? Eu tive um tablet com 16GB e fazendo uma instalação limpa, desligando o ficheiro de hibernação e tudo o resto sobrava-me uns 4 GB. Logo tinha que fazer uns truques para instalar a maioria das coisas no microSD mas mesmo assim depois de tudo instalado (o mínimo!) tinha 3GB livres que iam-se reduzindo a 1GB ou menos com a memória virtual. 32GB é o mínimo dos mínimos para algo de 2019, quem tiver menos tem que pensar em trocar de aparelhos ou manter versões antigas.

      Eliminar
  2. o mesmo para a versão windows 10 ltsc?

    ResponderEliminar
  3. Quem tem Mini PCs 64bits com 32GB,só para correr pequenas aplicações 24hrs dia, como estações metereológicas, NAS, Media Centers, etc. está Tramado. No meu caso, instalei o Windows 7 e voltei a respirar. 3 dos 5 mini PCs que tenho a correr W10 não consegui fazer o upgrade. Linux para o meu caso não é uma opção visto que as aplicações que preciso correr não existe a versão em Linux.

    ResponderEliminar