2019/06/05

Amabrush declara insolvência - do sucesso ao desastre


O projecto Amabrush, que angariou 3.2 milhões de euros no Kickstarter, torna-se em mais um dos grandes falhanços do crowdfunding.

Em 2017, mais de 26 mil pessoas apoiaram este projecto Amabrush para a criação de uma escova de dentes integral, capaz de escovar todos os dentes simultaneamente em apenas 10 segundos. Mas dois anos mais tarde, o projecto declara insolvência e diz que não tem condições para continuar.

Os problemas não são de agora. Os produtos tinham inicialmente entrega prometida para Dezembro de 2017, data que não foi cumprida. No entanto, os responsáveis pela campanha foram mantendo os apoiantes informados de todas as complicações e dificuldades que foram surgindo - uma história infelizmente recorrente em projectos de crowdfunding que se aventuram na produção de produtos físicos novos, e que passam a descobrir os meandros mais obscuros desse sector. E, nos últimos tempos, houve toda uma conjugação de factores externos que ditaram o fim do projecto: o Amabrush foi utilizado como "alvo a abater" por um político austríaco, que lançou acusações de má gestão do dinheiro angariado - que, segundo os responsáveis do projecto, são completamente falsas.



Falsas ou não, o que é certo é que tudo isto resulta no fim do Amabrush. Eu ainda fui um dos felizardos que acabou por receber o produto, mas houve muitos outros apoiantes que não tiveram a mesma sorte. É este um dos riscos associados a estes projectos; e que neste caso se torna um pouco caricato por poderem ter sido vítimas do seu próprio sucesso. Se calhar, se em vez de 20 mil apoiantes e 3 milhões de euros tivessem conseguido apenas 400 ou 500 e uma fracção desse valor, poderiam ter gerido a coisa de forma mais eficiente.

... E indiferente a tudo isto, estão os fabricantes chineses que se apressaram a copiar o conceito e a trazer produtos idênticos para o mercado a preço mais reduzido. Algo que também é frequente nestas coisas.

2 comentários:

  1. E lava bem os dentes ? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não achei muito confortável de utilizar... Continuo a manter-me fiel à escova eléctrica. :)

      Eliminar