2019/06/04

Apple oferece 1 mês de gravações na cloud para câmaras de vigilância


A Apple aproveitou o WWDC 2019 para actualizar também o seu sistema HomeKit, que passa a tornar-se ainda mais atractivo para quem desejar utilizar câmaras de segurança sem gastos acrescidos para as gravações na cloud.

Não é segredo que a Apple tem feito bastantes esforços para tornar o seu HomeKit mais interessante para os consumidores (e também para os fabricantes de produtos "smart") - e desta vez as grandes novidades focaram-se nas câmaras de vigilância. Sempre com a questão da privacidade e segurança em mente, a Apple anunciou que as câmaras HomeKit serão capazes de tirar partido do processamento de imagem feito localmente - para detecção de pessoas, animais, etc. - e que os vídeos que for enviado para a cloud da Apple para armazenamento estará totalmente encriptado, de forma a que nem a Apple conseguirá ter acesso a eles.

Contrariando a tendência de se pagar pelo espaço na cloud, a Apple vai disponibilizar espaço gratuito para até 10 dias de gravações, o que será suficiente para a maioria dos utilizadores.

As novidades do HomeKit não se ficam por aqui, e será também possível tirar partido de routers compatíveis (Linksys, Eero, etc.) para criar automaticamente uma firewall que impeça que os acessórios WiFi tenham acesso a todos os equipamentos na rede doméstica. Algo que, como bem sabemos, é uma das recomendações para quem se aventura no mundo dos "smart devices", mas que nem sempre é fácil de configurar.


... Por outro lado, e também como já temos alertado por diversas vezes, não se esqueçam que a dependência excessiva em serviços externos inevitavelmente irá resultar em dissabores, caso daqui por 5, 10 ou 20 anos, as empresas que os suportam mudem de ideias e decidam encerrá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)