2019/06/04

Aptoide continua a ser penalizada pela Google


Apesar da vitória nos tribunais portugueses, a loja de apps Aptoide continua a ser penalizada pela Google, que a equipara a malware e impede o seu funcionamento a não ser que os utilizadores desactivem completamente os serviços de protecção dos seus Android.

A Aptoide queixa-se que a sua app continua a ser marcada como insegura, escondida nos equipamentos Android e sugerindo a sua remoção, levando à perda de milhões de utilizadores. O mais curioso é que a justificação dada para tal não é que a app da Aptoide, em si, seja maliciosa, mas sim a de que a app poderá permitir fazer o download de apps potencialmente maliciosas. Ora... isso será sempre o caso de qualquer app que funcione como "app store"... incluindo a Play Store da própria Google - onde frequentemente se vão descobrindo apps maliciosas.

Como loja de apps, a Aptoide também conta com um sistema de avaliação de apps que visa dar aos utilizadores mais informação do que uma simples pontuação de 1 a 5 estrelas. Cada app, dependendo do seu developer, pode receber uma classificação de: Trusted, Unknown, Warning, Critical; o que permitirá aos utilizadores ficarem com uma melhor ideia do que estão prestes a instalar (apps que sejam marcadas como "critical" nem sequer serão apresentadas).

A questão é que os utilizadores Android que desejarem utilizar a app da Aptoide não só têm que dizer expressamente que a querem manter, como têm que desactivar o serviço de detecção Play Protect, o que os deixa expostos a riscos acrescidos. Seria assim tão complicado limitar-se a deixar que a Aptoide - assim como qualquer app store alternativa - pudesse ser utilizada sem ser penalizada? Esperemos que não seja necessário mais casos de tribunais para se chegar a esse ponto (neste momento a Google não só está a enfrentar processes deste tipo na Europa, como também se prepara para enfrentar um nos EUA).

6 comentários:

  1. É pena, por ser uma empresa nacional, mas a loja da Aptoide tem, há muitos anos, jogos e aplicações descaradamente roubadas aos seus autores originais, em que só lhes mudam o nome, tendo também muitas App pagas que aqui estão grátis, crackadas por piratas, ou aplicações que facilitam pirataria e ilegalidades(filmes, música, jogos, etc... ).
    E eles que não digam que não sabem de nada, muitas delas estão nas páginas de destaques, e há inúmeros relatos dos developers originais a queixarem-se da Aptoide, por não fazer nada para retirar as aplicações pirata.
    https://www.reddit.com/r/androiddev/comments/9r5fn1/aptoide_apparently_is_a_marketplace_for_pirated/

    É algo que também acontece na Play Store, claro, mas quando é detectado pela Google, ou alguém se queixa, a App ilegítima é retirada rapidamente.
    Por isso acho muita graça que se andem sempre a vitimizar perante a Google. Se calhar pensem antes em fazer uma limpeza à loja, para depois terem motivos reais para se queixarem.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, há quem use a Aptoide para descarregar apps crackadas.

    ResponderEliminar
  3. Alguns exemplos de jogos que são pagos na Play Store, e a sue versão pirata na Aptoide(baste ver que neste 1º caso o developer no Aptoide se chama "apk-4-free"):
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.playdead.limbo.full
    https://limbo.en.aptoide.com/

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wb.goog.scribblenauts3
    https://scribblenauts-unlimited.en.aptoide.com/

    ResponderEliminar
  4. Neste caso a Google está carregada de razão. As minhas apps foram todas pirateadas na Aptoide. Fiz download e reverse engineering. O menos que fizeram foi mudar o id dos anúncios, para receberem eles. O máximo vai desde mineradores de moeda, anúncios escondidos às pargas, droppers, até complexos sistema de malware.

    Evitem ao máximo tudo o que vem desta "loja".

    ResponderEliminar
  5. Mas esta aptoide não é basicamente uma loja pirata?
    Um utilizador normal nunca na vida vai preferir fazer downloads nesse site vs usar a play store? nao vejo sentido nisto

    ResponderEliminar
  6. A questão da avaliação é ainda mais caricata, quando temos um trusted atribuído a uma App que é paga no Google Play, estando grátis na Aptoide.

    ResponderEliminar