2019/06/10

Carros eléctricos na Europa têm que fazer barulho a partir de 1 de Julho


Uma das vantagens dos automóveis eléctricos é serem mais silenciosos que os carros com motores a combustão, mas a partir de 1 de Julho a União Europeia vai exigir que façam algum barulho para efeitos de segurança, para alertarem peões e ciclistas.

Para desagrado dos fãs do silêncio absoluto, as autoridades rodoviárias europeias consideraram que ter veículos demasiado silenciosos pode ser um risco de segurança para peões e ciclistas, que podem não se aperceber de ter um automóvel a aproximar-se de si. Por isso, a partir de 1 de Julho, todos os novos automóveis eléctricos terão que emitir barulho artificial a velocidades de até 20 km/h.

Esse barulho terá que ser de pelo menos 56 dB - o que felizmente é um valor bastante modesto (o nível sonoro de uma conversa normal anda pelos 60 dB), e muito inferior ao nível de um automóvel convencional que costuma andar pelos 75dB (cerca de quatro vezes mais - uma vez que os dB são uma escala logarítmica, em que a cada 10dB se tem o dobro do nível sonoro anterior). Este som tem também que aumentar e reduzir em função da aceleração / desaceleração, e obviamente marca o fim dos botões para silenciar o som, que existem actualmente nalguns modelos equipados com estes sons artificiais.

No entanto, não esperem ver mudança já no próximo mês. Esta medida só se aplica a novos modelos que sejam colocados no mercado a partir de 1 de Julho, sendo que só a partir de 2021 é que terá que ser cumprida por todos os modelos que estejam a ser vendidos.

5 comentários:

  1. Curioso. Será que cada fabricante irá patentear a respetiva gama de sons? Assim conseguiremos saber a marca da viatura que se aproxima.

    Se há coisa que recordo com nostalgia da minha infância, era a possibilidade que tínhamos de identificar as marcas e modelos dos carros só por ouvir o som dos motores.

    (O último modelo Ford Fiesta com motor gasolina a carburador - que ainda anda por aí - tinha um "matracar" muito próprio, por exemplo, e os motores diesel da Mercedes eram inesquecíveis.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as carrinhas peugeot, eleitas pelas equipas de ciclismo?

      Mas mais uma vez, mas porquê legisladores? Que provas se sustentam para decidir isso? Há assim tantos acidentes com carros eléctricos ou já estão a comportarem-se como o Minority Report, vamos condenar antes que aconteça?

      Eliminar
  2. Com o sentido de humor do Elon Musk, de certeza que teremos o Model X a emitir aquela música das antigas carrinhas de gelados americanas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou poder ser costumizavel .. e teres os tesla a imitarem o trote de cavalos e/ou de charretes antigas LOL

      Eliminar
  3. "veículos demasiado silenciosos pode ser um risco de segurança para peões e ciclistas, que podem não se aperceber de ter um automóvel a aproximar-se de si."

    Principalmente se estiverem forem a ouvir musica com auscultadores...

    ResponderEliminar