2019/06/14

Chrome 76 impede sites de detectarem modo incógnito


A chegada do Chrome 76 vai angustiar sites de notícias - e outros - que usem scripts de detecção de modo incógnito para impedirem os utilizadores de ver conteúdos. A partir desta versão o Chrome não permitirá detectar se está com o modo incógnito activo ou não.

Por agora disponível em versão beta, o Chrome 76 resolve finalmente a situação de permitir que os sites detectassem se estava a ser utilizado em modo normal, e portanto com acesso a cookies, ou em modo incógnito, permitindo apenas cookies temporários. O modo incógnito é muitas vezes utilizado para ultrapassar as paywalls dos sites noticiosos, que assim deixam de saber se um visitante já os visitou uma vez ou uma dúzia de vezes - para os que permitem um número limitado de notícias por mês. Isso fez com que muitos sites de notícias simplesmente bloqueassem o acesso a browsers em modo incógnito... algo que deixará de ser possível.



Pessoalmente, acho que o mais eficaz é nem sequer visitar sites que preferem bloquear os seus conteúdos, nem mesmo quando ultrapassar a sua "barreira" se revela tão simples quanto activar coisas como o "modo de leitura", ou adicionar um "/amp" no final do URL. Se é certo que os sites estão no direito de recorrerem a todas as tácticas para incentivarem os visitantes a pagar, também os visitantes estão no seu direito de optar por sites que não implementem tais entraves.

O Chrome 76 final deverá chegar a todos os utilizadores no final do próximo mês (incluindo outras melhorias, como dark mode detectável pelos sites, sistema de pagamentos, instalação facilitada de PWAs, etc.) - e até lá veremos que novas tácticas estes sites irão encontrar para tentar contornar o fim da detecção do modo anónimo.

6 comentários:

  1. Se der para "ultrapassar" essa barbaridade que é o Nónio sem o utilizador mexer um dedo já é uma vitória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer!!! Fdx!
      Até a publicidade é irritante!!!

      Eliminar
    2. Ad on para impedir o Nonio

      https://www.forumscp.com/index.php?topic=70920.0

      Eliminar
  2. Jornal Público: *surprised pikachu*

    ResponderEliminar