2019/06/14

Huawei adia Mate X dobrável para Setembro


Depois do cancelamento do lançamento do Galaxy Fold da Samsung, é agora vez da Huawei fazer o mesmo com o seu Mate X com ecrã dobrável, anunciando o adiamento do lançamento para Setembro.

A suposta chegada da era dos smartphones com ecrã dobrável está a revelar-se uma grande "barracada". O Galaxy Fold teve o seu lançamento cancelado à última hora e embora a Samsung prometesse informações para breve, a verdade é que as semanas vão passando e a única informação que nos vai chegando é a das lojas a cancelarem as encomendas já feitas. Agora, parece que teremos algo idêntico em relação ao Mate X da Huawei.

A Huawei disse que optou por adiar o lançamento de Junho para Setembro para "realizar testes adicionais", pois não quer lançar um produto que "estrague a sua reputação" (referindo-se a potenciais problemas que possam ser encontrados ao utilizar o Mate X no mundo real, tal como aconteceu com o Galaxy Fold - que permitia a entrada de detritos e lixo na secção da dobradiça, ficando presos atrás do ecrã flexível e danificando-o).

Mais uma vez, é surpreendente que tanto a Huawei como a Samsung não se tenham lembrado de fazer esses testes durante o desenvolvimento dos respectivos smartphones, e tenham sido surpreendidas por isso apenas quando os iriam lançar. Este adiamento levanta também questões quanto ao Mate X vir equipado ainda com Android ou se já virá com o seu novo sistema alternativo devido ao bloqueio dos EUA. Se for esse o caso, é de imaginar que as vendas deste smartphone de 2300 euros sejam ainda mais penalizadas (mesmo que ainda venha com Android - a incerteza relativamente ao acesso de actualizações futuras também será algo que não se poderá ignorar).


Actualização (2019/08/16): A Huawei faz novo adiamento, passando o lançamento de Setembro para Novembro.

1 comentário:

  1. Este é um projeto sem sentido no momento que a Huawei está a passar, penso que eles devem ter percebido isso mesmo, provavelmente será a razão mais plausível para este adiamento.

    ResponderEliminar