2019/06/29

Como fazer um alimentador automático para aquários


Querem ir de férias sem dependerem de terceiros para dar comida diariamente aos peixes? Nada como a ajuda de um alimentador automático para o aquário.

Este alimentador automático para peixes é extremamente simples, recorrendo aos habituais Arduinos e um motor passo a passo, que em conjunto com umas peças impressas em 3D permitem criar um módulo rotativo que irá deixando cair a comida de acordo com a programação feita.

Neste caso temos uma roda com 14 secções, que permite alimentar o peixe duas vezes por dia durante uma semana (ou durante duas semanas se apenas lhe quiserem dar comida uma vez por dia). Mas, como sempre nestes projectos "faça-você-mesmo", não será difícil adaptar a ideia para uma roda com maior número de secções para alimentação durante períodos mais prolongados.

Convém apenas fazer uns testes com a alimentação via powerbank USB para avaliarem a autonomia que poderão esperar dele (considerando que só irá fazer uma ou duas actuações por dia, não deverá ser problemático), para não terem a infeliz surpresa de chegar a casa e descobrir que uma falha de energia (ou bateria descarregada) deixou o sistema desligado durante vários dias.


2 comentários:

  1. Inventei um com um ESP8266, um servo de 50 centimos e um estojo das lentes de contacto furado :D Se quiserem a receita, digam, fica mais barato!

    ResponderEliminar