2019/06/27

Computador "à prova de hackers" tenta a sorte no Kickstarter


A solução para todos os problemas da cibersegurança parece estar a chegar, com a promessa de um computador 100% à prova de hackers que está a gerar alguma comoção no Kickstarter.

O Unhackable Computer da Microsafex apresenta-se como sendo o primeiro computador à prova de hackers, com patente e tudo. Para atingir este objectivo mítico, o criador do projecto não avança com qualquer explicação técnica, mas somente como teve a ideia num sonho e se decidiu a torná-la realidade. Algo que acredita ser possível fazer num prazo de três meses com apenas três pessoas: ele próprio, um engenheiro de hardware para criar o computador e outro de software para criar o sistema operativo.

Como se poderá imaginar, a secção dos comentários já se está a encher de relatos que vão da curiosidade à da indignação, acusando o projecto de prometer algo irrealista e inatingível, e de ser uma tentativa descarada de enganar os mais inocentes.

Mesmo querendo-se dar o benefício da dúvida a este senhor, há que ter consciência de que este é um objectivo que muitas empresas perseguem há décadas, passando pela utilização de hardware especializado ou secções seguras nos seus chips, e que embora possam dificultar a vida aos hackers e promover a segurança, inevitavelmente se tornam vítima de hackers - temos até o recente caso da Cellebrite que diz já conseguir desbloquear qualquer iPhone ou iPad com a versão actual do iOS.

Se empresas multi-milionárias têm falhado nesta missão, será possível que uma única pessoa (ou três) o consiga fazer? Talvez, há sempre génios que podem revolucionar o mundo. Mas até que o consigam demonstrar, o melhor será manter uma postura bastante céptica.

5 comentários:

  1. Qualquer computador pode ser unhackable. Basta desligá-lo :)

    ResponderEliminar
  2. Das duas uma, ou é fraude ou é maluquice. Mas quem der dinheiro a tal projecto ainda mais maluco é...

    ResponderEliminar
  3. Todos os hackers do mundo:"challenge accepted".

    ResponderEliminar
  4. No fim da história, vai sair daí uma máquina de calcular de 12 dígitos...

    ResponderEliminar