2019/06/28

Deep Nude tira a roupa a fotos de mulheres usando A.I.


Fazendo relembrar o fascínio de outros tempos pelos "óculos de raio-X", mas agora contando com a assistência da tecnologia de A.I. "Deepfake", o Deep Nude é uma app que permite remover a roupa em fotos de mulheres e que está a gerar bastante polémica.

O Deep Nude estava disponível há algum tempo como serviço na web e app para Windows, mas só nos últimos dias ganhou proporções virais que já fizeram com que o seu criador optasse por remover a app (segundo ele, devido ao excesso de tráfego). A app estava longe de ser perfeita, mas já permitia que em muitos casos se obtivessem imagens suficientemente realistas para causar embaraços às visadas - isto mesmo tendo em conta que a app aplicava um marca bem visível a referir que se tratava de uma imagem falsa.


Tratando-se de tecnologia que está publicamente disponível, será inevitável que esta - ou outras apps do género - se venham a popularizar no futuro, de forma idêntica ao que se assistiu nos deepfakes nos vídeos. Algo que inicialmente era extremamente complicado e apenas estava ao alcance de algumas pessoas com conhecimentos mais especializados, foi tornando-se cada vez mais fácil, permitindo que qualquer curioso também o pudesse fazer mediante algumas pesquisas na net. O passo seguinte deste processo é que isso se torne ainda mais fácil, mediante apps ou serviços como este Deep Nude, que simplificam a coisa a um par de cliques ou toques.

... Não me custa nada antever que um destes dias surja uma app que faça o mesmo que o Deep Nude mas em realidade aumentada, bastando apontar a câmara do smartphone para qualquer pessoa para a ver supostamente nua, tal como é imaginada por um sistema de A.I. que tenta materializar a imaginação humana.

5 comentários:

  1. Já estava a demorar muito...

    ResponderEliminar
  2. Já tou a imaginar! Quando saírem os óculos de realidade aumentada, que irão substituir os telemóveis, acabou-se a nossa intimidade, até mesmo debaixo da roupa!

    ResponderEliminar
  3. Já estou a imaginar o problema que esse tipo de apps vão provocar.
    Manipulação de fotos para denegrir pessoas(normalmente as vítimas são do género feminino), chantagens e não sei mais o quê!!
    Esta nova tecnologia vai fazer "correr muita tinta", e possivelmente, processos judiciais.
    Se isso acontecer, as empresas donas dessa tecnologia irão acabar por ter problemas:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara, isso já se faz a muito tempo, só está mais pratico agr

      Eliminar
  4. A nossa mente é mesmo conspurcada, que fiquemos com essa ideia cá dentro e não a materializemos pois estamos a invadir e a sujar o espaço de outra pessoa gratuitamente, é bonito, mas para nós

    ResponderEliminar