2019/06/26

Facebook vai deixar desligar pontos de notificação


Há uma ténue linha que separa as notificações úteis das completamente inúteis, e o Facebook está a testar deixar-nos desligar os pontos de notificação que se enquadram na segunda categoria.

Bem sabemos o desespero com que as apps recorrem às notificações para nos alertarem de todo o tipo de coisas, das que realmente são urgentes às que são completamente dispensáveis. Os "pontos" que o Facebook apresenta a indicar que há coisas novas são, quase sempre, das dispensáveis - pois não precisamos de qualquer indicador para saber que é altamente provável que sempre que lá regressemos haja coisas novas. Felizmente, parece que teremos solução para breve.

O Facebook está a testar uma opção que permite fazer uma melhor gestão dos pontos de notificação para cada uma das secções (vídeos, grupos, etc.) deixando-nos desligá-los onde não acharmos que sejam necessários.


Esta opção não só será util para todos os que sejam anti-notificações, como também para os que se sentirem demasiado "viciados" nestes pequenos pontos e que não conseguem resistir a ir espreitar que coisas novas há sempre que um deles aparece. Assim, bastará desligar os pontos e mais facilmente resistir à ânsia de querer ir espreitar o que lá houver de novo.

Só falta saber se o Facebook vai mesmo promover esta funcionalidade, que por agora está em testes, a nível global. De resto, nada como desactivar todas as permissões de notificações do Facebook, deixando apenas (se tanto) as mensagens no Messenger, se lhe derem uso.

1 comentário: