2019/06/26

Kirin 810 da Huawei supera Snapdragon 730


De acordo com os dados no benchmark AnTuTu, o Kirin 810 da Huawei consegue superar as prestações do Snapdragon 730 da Qualcomm, podendo tornar-se no SoC de referência para a gama média.

Ao longo dos últimos anos, a Huawei tem vindo a apostar no desenvolvimento dos seus próprios processadores, como alternativa às propostas apresentadas pela Qualcomm. Este projecto teve o seu primeiro marco com o HiSilicon Kirin 910T que equipava o Ascend P7 (2014), tendo evoluído até ao Kirin 980, que equipa os Mate 20 Pro e Huawei P30/P30 Pro. A gama alta estava assim servida de um processador de alto desempenho, capaz de se bater com as propostas da Qualcomm, se bem que ainda com margem de melhoria na parte gráfica (GPU).

O passo seguinte passou pela gama média, mas o Kirin 710, apesar de ser uma melhoria face ao processador Kirin 659, estava ainda longe de ser um concorrente à altura dos Snapdragon da série 700. Tendo em conta a evolução que os Kirin 9XX apresentaram, era de esperar que a Huawei, através da HiSilicon, fosse capaz de melhorar a prestação dos seus processadores de gama média, algo que acaba por acontecer mais cedo do que se poderia esperar, com a Huawei ultrapassar a prestação dos processadores Qualcomm, com apenas um ano de desenvolvimentos.

HiSilicon Kirin 810 supera Snapdragon 730 no AnTuTu

Segundo os dados apresentados pela popular aplicação de benchmark AnTuTu, o novo processador HiSilicon para a gama média bate o Qualcomm 730 por uma margem confortável. Esta poderá ter sido a razão para a Huawei apresentar uma nova numeração para o processador, deixando cair a série 7xx, passando a para 8xx, neste caso o Kirin 810.


O resultado obtido pelo Nova 5 (237,000), é cerca de 13% superior à media apresentada pelo Snapdragon 730 no AnTuTu (~210,000). Comparativamente ao Kirin 710, o novo Kirin 810 apresenta um resultado ~70% melhor que o seu antecessor. O dado mais significativo está nos resultados do GPU Mali-G52 MP6, com o Kirin 810 a conseguir um resultado 25% superior ao do Qualcomm 730 e três vezes superior ao disponibilizado pelo Kirin 710.

Este resultado apresentado no AnTuTu é um excelente cartão de visita para o novo processador de gama média da Huawei, mas é preciso ter em conta que não passa de um benchmark, pelo que há que aguardar por uma avaliação mais sustentada para que se possam poder tirar conclusões sobre o desempenho do Kirin 810 em utilização "normal".

HiSilicon 810 - qual será o segredo para a melhoria de desempenho?

O processo de fabrico de 7nm é uma vantagem face ao utilizado pela Qualcomm no Snapdragon 730 (8nm). A melhoria do desempenho será também devida à nova arquitectura, com 2x Cortex-A76 a 2.27GHz para alto desempenho, a par dos 6x Cortex-A55 a 1.88GHz para as tarefas que necessitam de menor capacidade de processamento. Agora falta saber em termos de eficiência se este desempenho está a ser atingido de forma poupada.

São questões pertinentes para as quais neste momento não temos ainda resposta. O mais certo é termos que aguardar até ao último trimestre para eventualmente o vermos chegar até nós num Mate 30 lite.

1 comentário:

  1. coiso e tal... pois e tal... o problema é os backdoor... (boneco diabólico)

    ResponderEliminar