2019/06/12

Firefox prepara versão paga com VPN e cloud


A Mozilla não quer deixar o futuro do Firefox na mão dos erros do Chrome e prepara-se para lançar uma modalidade paga que poderá incluir serviços como VPN e armazenamento na cloud.

Um dos maiores problemas do Firefox é a dificuldade em transformá-lo num produto rentável para a Mozilla. Os sucessivos atropelos da Google referentes ao Chrome poderão ajudar a reconquistar utilizadores, mas a solução poderá passar pela oferta de uma modalidade paga do Firefox.

Embora por agora possa parecer estranho o conceito de pagar por um browser, poderá dar-se o caso desta aposta da Mozilla chegar no momento certo, considerando que os utilizadores começam a estar cada vez mais consciencializados do real custo dos produtos ditos "gratuitos" (quase sempre à custa da sua privacidade). O CEO da Mozilla já esclareceu que esta modalidade não irá impedir que qualquer pessoa continue a ter acesso ao Firefox gratuitamente, como sempre teve, e que esse valor adicional apenas servirá para dar acesso a serviços adicionais, como VPN e armazenamento na cloud.

Considerando que o browser é um produto no qual os utilizadores têm que depositar a sua confiança, parece-me que faz todo o sentido que este tipo de serviços possa (deva) estar disponível directamente através dele. Relembro ainda que o Firefox passou a bloquear todos os cookies de tracking recentemente.

4 comentários:

  1. e depois mais tarde metem na versão free publicidade. ahahah

    ResponderEliminar
  2. não vejo mal nenhum no firefox oferecer serviços empresariais e cobrar por eles..

    ResponderEliminar
  3. Cobrar por serviços prestados e não pelo navegador. Acho bem.

    Têm que encontrar financiamento algures.

    O pior mesmo será se um dia algures no futuro, pudermos vir a ficar sem Firefox. Isso é que não.

    ResponderEliminar
  4. A Mozilla é das entidades que mais confiança me transmite actualmente e facilmente mudaria para o serviço de VPN e possivelmente cloud, caso o preço seja competitivo claro.

    ResponderEliminar