2019/06/20

iOS 13 vai permitir definir idioma independente por app


Após uma década de evolução, vai ser finalmente possível para os utilizadores do iOS 13 escolherem a língua que querem utilizar em cada app, independentemente da língua que tiverem escolhido para o sistema.

Embora o iOS há muito que permita apps localizadas em múltiplas línguas, essa definição estava associada automaticamente à língua escolhida para o sistema. Quem utilizar o seu iPhone em português terá que lidar obrigatoriamente com as apps com traduções em português, e caso as quisesse utilizar em inglês teria que mudar todo o sistema para inglês, afectando também todas as outras apps.

Isto deixa os utilizadores numa posição bastante difícil caso tenham que lidar com uma app que tenha as traduções mal feitas, ou que simplesmente preferissem utilizar em inglês ou em qualquer outra língua da sua preferência - mas que felizmente fica resolvido com o iOS 13.

No iOS 13 vai ser possível definir o idioma pretendido para cada app de forma diferenciada. Quer isto dizer que os utilizadores poderão manter o seu iPhone e iPad na língua que entenderem (por exemplo, inglês) sem que isso os obrigue a lidar com todas as apps na mesma língua. Assim, poderão escolher usar umas apps em inglês, outras em português, ou até explorarem algumas apps em chinês  ou japonês - que se poderá revelar útil para quem estiver a aprender essas línguas.

3 comentários:

  1. Ah muito bem espero que o Android copie. Detesto os jogos em Brasileiro com o colete para o recolher e afins. Sempre que a app permite mudo para inglês mas muitas não permitem.

    ResponderEliminar
  2. muito bom. já vamos ter o pokémon go em pt-pt e não em inglês. ahaha

    cada vez fico surpreendido com esse ios 13

    ResponderEliminar
  3. Em android tenho visto cada vez mais apps a ter esta opção dentro das definições... Mas se vier mesmo no sistema seria perfeito!

    ResponderEliminar