2019/06/05

iOS 13 vai carregar baterias a 80% para maximizar a sua vida útil


Entre as muitas novidades do iOS 13 há uma que irá ser do agrado de todos os que se preocupam com a longevidade das baterias: a capacidade de as manter apenas a 80% da carga... e só carregar a 100% quando for necessário.

O lado "negativo" dos sistemas de carregamento rápido - se assim se puder dizer - é que têm como consequência indesejada deixar os smartphones a 100% durante a maior parte da noite (para quem deixar o seu smartphone ligado ao carregador à noite). Embora as baterias de lítio estejam em constante evolução, a sua química não aprecia estar permanentemente num estado de carregamento total a 100%. E no iOS 13 a Apple adicionou uma opção de optimização de bateria que trata disso.

Com a nova opção de "optimização de bateria", o iPhone irá tentar aprender a rotina dos utilizadores (quando colocam o smartphone a carregar e quando o desligam do carregador) de modo a fazer um carregamento apenas até aos 80%... e só fazer o carregamento até aos 100% de modo a que esse valor seja atingido quando estivermos prestes a desligá-lo do carregador.


Não se pode dizer que seja uma novidade - a Asus já implementou um sistema idêntico com o seu AI Charging - mas será seguramente uma opção muito bem vinda. Quanto ao efeito prático que irá ter na longevidade das baterias... isso é algo que só saberemos a médio / longo prazo.

6 comentários:

  1. Android?...
    Olá?...
    Está alguém aí?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns Androids já o fazem. :)
      (Deviam era já ter o feito no sistema...)

      Eliminar
    2. Está, qualquer pessoa pode fazer isso com um Android nativamente nalgumas marcas com APP nos outros há vamos dizer... 10 Anos? Estou sim Root? É para ti!

      Eliminar
    3. Android 9. Como se faz?
      (Obrigado.)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Em android aos anos que isto se faz. Tenho a minha a carregar até aos 85%.
    Ter root é condição obrigatória e usas o Battery Charge Limit. Podes puxar o apk, no maior site do mundo da especialidade.

    ResponderEliminar