2019/06/09

iOS 13 vai mostrar mapa das localizações registadas pelas apps


Hoje em dia é praticamente impossível saber que tipo de tracking as apps estão a fazer sobre nós, mas o iOS 13 irá dar maior controlo aos utilizadores, mostrando um mapa com os dados de localização que foram recolhidos.

É certo que desde há muito tempo que os utilizadores têm a opção para dar, ou não dar, acesso das apps à sua localização (mais recentemente, até se o queremos fazer permanentemente ou apenas enquanto a app está a ser executada em primeiro plano). Mas a partir do momento em que damos essa permissão, não sabemos se a app apenas quis saber em que local estávamos ao iniciar a app, ou se será a monitorizar continuamente a nossa localização.

No iOS 13, o sistema irá "denunciar" as apps que estiverem a aceder à localização de uma forma mais visual, exibindo um mapa com os pontos de localização registados a par de uma "explicação" dada pela app para o motivo pelo qual precisa desses dados.


De notar que no iOS 13 os utilizadores passam a ter uma opção adicional de controlo de acesso à localização, que permite que seja dado o acesso à localização apenas "desta vez" - ideal para dar um acesso temporário a uma app que não se deseje que passe a ter esse acesso sempre activo.

A Apple diz que o iOS 13 também irá impedir as apps de contornarem o serviço de localização e recorrerem ao WiFi e Bluetooth para tentarem estimar a localização por outros meios. Se será tecnicamente possível ou não, resta-nos esperar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)