2019/06/28

Lâmpadas Philips Hue ganham Bluetooth


A Signify quer tornar as suas lâmpadas Philips Hue mais apelativas, e para facilitar o investimento inicial lança uma nova série de lâmpadas Hue que para além do ZigBee trazem também Bluetooth.

O ecossistema Philips Hue dispensa apresentações, sendo dos mais populares a nível de lâmpadas inteligentes, mas para além do custo elevado das lâmpadas tinha ainda o custo adicional do gateway ZigBee para se poder comunicar e controlar as lâmpadas. Algo que agora se torna dispensável com esta nova família de lâmpadas Hue com Bluetooth.

Ao adicionar Bluetooth às lâmpadas, isto significa que qualquer pessoa pode comprar uma única lâmpada e controlá-la a partir do seu smartphone sem necessidade de qualquer aparelho adicional. Felizmente, as lâmpadas continuam a ter ZigBee, pelo que se no futuro continuarem a expandir o sistema ao ponto de justificar a compra do gateway, podem continuar a utilizá-las como "Hue" normais.

Como se pode imaginar, a utilização do modo Bluetooth é também acompanhada de algumas limitações. Apenas é possível controlar as lâmpadas que estiverem dentro do alcance do Bluetooth do nosso smartphone, não sendo possível apagá-las quando se está fora de casa ou criar automações a partir de serviços como o IFTTT para que se liguem / desliguem em horários pré-programados mesmo quando não se esteja em casa.


Ainda assim, é sempre melhor ter a opção do que não a ter, e o custo das lâmpadas Bluetooth nem sequer é muito exagerado para os modelos sem cor: a lâmpada branca custa $14.99; a branca com tonalidade ajustável fica por $24.99; e a RGB é que já sobe para uns excessivos $49.99.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)