2019/06/10

Maker Media encerra operações e deixa a Make e Maker Faire com futuro incerto


Más notícias para todos os fãs do espírito maker. A Maker Media, responsável pela popular revista Make e pelas Maker Faires, anunciou a sua entrada em insolvência e o fim de operações.

Nascida como uma divisão da O’Reilly Media, justificada pelo enorme sucesso que a revista Make teve, e que muito contribuiu para fazer com que o conceito "maker" se espalhasse para além do seu universo inicial, a Maker Media depressa se tornou numa referência que simbolizava tudo o que de positivo havia em torno desta comunidade. As Maker Faire e Mini Maker Faire foram contagiando o mundo, realizando-se um pouco por todo o lado (até cá em Portugal tivemos o prazer de ver algumas "mini Maker Faire" serem promovidas a Maker Faire oficiais).

Infelizmente, os últimos três ou quatro anos parecem ter registado um declínio abrupto, fazendo com que a Maker Media entrasse em insolvência e fazendo com que tudo isso fique agora em suspendo, à espera de um novo rumo para o futuro... quer isso seja feito através de uma reformulação da estratégia, ou do ponto final definitivo.

Alguns apontam para o facto do espírito maker ser "incompatível" com a tentativa de o fazer chegar a todas as pessoas, e que muitos makers preferem que o movimento se mantenha dentro de um grupo mais restrito de pessoas sem que tente cativar o público em geral. Outros dizem que a culpa poderá ser a proliferação das comunidades online que se dedicam às mesmas áreas de actuação. Seja como for, esperemos que este não seja o fim da Make e Maker Faire.

1 comentário:

  1. O Facebook acabou com a maior parte dos fóruns na internet.

    Não me admiraria nada se também fosse a causa da extinção de muitas revistas em papel.

    ResponderEliminar