2019/06/08

NASA vai testar micro-rover na Lua


Os rovers não têm necessariamente que ser grandes como o Curiosity ou o próximo rover que será enviado para Marte. No lado oposto da escala temos micro rovers como o que será enviado para a Lua para ver se é capaz de resistir às condições extremas do nosso satélite natural.

A NASA está empenhada no regresso à Lua nos próximos anos, e no processo irá lançar inúmeras missões de preparação. Uma delas consiste em fazer chegar à lua o módulo Peregrine, que transportará um total de 28 equipamentos (14 da NASA, 14 de outras empresas e entidades), e no qual irá "à boleia" um micro rover lunar.

Devido à falta de espaço, estamos a falar mesmo de um micro-rover, cuja dimensão será idêntica à de uma torradeira. Não obstante o seu tamanho reduzido, este pequeno rover terá como missão demonstrar a sua resistência às imensas variações de temperatura, doses de radiação elevadas, e gravidade reduzida. Algo que rovers como o Curiosity, do tamanho de um carro, estão concebidos para fazer, mas que deixa algumas dúvidas quando se tratam de rover de tamanho tão diminuto.

E felizmente, não estará sozinho, este mesmo módulo transportará igualmente mais meia-dúzia de micro-rovers, com os quais se espera obter uma visão mais abrangente do local onde o módulo pousar, e explorar a área circundante (e sabe-se lá até onde poderão chegar: veja-se o caso do Spirit e Opportunity, que deveriam durar 90 dias em Marte e acabaram por durar anos!) Com sorte, alguns destes micro-rovers talvez possam continuar essa tradição de nos surpreenderem pela positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)