2019/06/28

Shortcuts no iOS 13 permitem "substituir" apps do sistema


Gostavam de usar uma app de câmara diferente quando clicam no atalho no lockscreen do iPhone, ou uma app de calculador diferente ao lançarem a calculadora a partir do control center? No iOS 13 isso - e mais - torna-se possível com uma pequena ajuda da automação nos Shortcuts.

No iOS 13 o Shortcuts ganha a possibilidade de usar a abertura de uma app como acção para desencadear as automações, e com isso ficaram disponíveis os ingredientes para fazer coisas como: quando se abre a app da câmara da Apple, mandar abrir qualquer outra app de câmara ao nosso gosto.



Uma vez que o processo funciona independentemente de onde se faz a execução, isto permite saltar directamente para a nossa app de câmara preferida a partir do atalho no lockscreen do iPhone; e o mesmo poderá ser feito com qualquer outra app: ao carregar no Safari abrir antes o Chrome, ao carregar na Mail app abrir antes o Gmail, etc.

E uma vez que a versatilidade do Shortcuts é imensa, nada nos impede de fazer coisas mais avançadas, como abrir uma determinada app de câmara durante o dia, mas outra durante a noite; ou dependendo da localização; ou fazer com que as luzes de casa se acendam / apaguem ao lançar determinada app; ou que seja enviada uma mensagem quando se abre uma app de navegação a determinadas horas em determinado local; etc. etc. etc.


Há até quem esteja a usar funções não utilizadas no Control Center para servirem como acção para estas automações; que podem ter a complexidade que se desejar. Podemos até fazer com que surja um menu com uma selecção de apps a escolher quando clicamos numa determinada app. Ou então garantir que não seremos interrompidos por uma chamada durante um jogo multiplayer, activando o modo Do Not Disturb ao lançar o jogo. As potencialidades são ilimitadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)