2019/06/21

Signify lança novas luzes Li-Fi com velocidades de até 250Mbps via luz


A Signify (antiga Philips Lighting responsável pelas Hue) anunciou uma novas lâmpadas Li-Fi, procurando reforçar o interesse pelo acesso à internet por via da luz.

As comunicações Li-Fi não são propriamente uma novidade, mas desta vez a Signifiy apresenta uma nova geração de produtos chamados Truelifi e que permitem atingir velocidades de 150Mbps para equipamentos como portáteis, ou fazer ligações entre pontos fixos a 250 Mbps.

Ao contrário do WiFi e 4G, o Li-Fi utiliza variações na intensidade e frequência da luz para comunicar (de forma imperceptível para a visão humana), e com a vantagem de poder ser utilizado em locais onde a utilização de sinais de rádio seja proibido ou desaconselhado. Por outro lado, embora as velocidades sejam atractivas, temos a questão de que é necessário ter linha de visão directa para a lâmpada LED; e de que é necessário um adaptador USB para as comunicações Li-Fi.

Penso que, até que portáteis e smartphones possam vir com capacidade Li-Fi integrada de origem, a sua utilização continuará a ser relegada para casos bastante específicos, e onde a utilização do adaptador adicional não será demasiado incómodo. E mesmo que os fabricantes acabem por o adicionar aos seus produtos, penso que ninguém terá pressa em trocar as suas lâmpadas para ter acesso à internet (embora admito que até pudesse dar jeito no caso de pessoas em torres de apartamentos onde o congestionamento transforme o processo de descobrir um canal WiFi livre numa tarefa impossível).

2 comentários:

  1. E em termos de segurança como se comporta? Porque variações na iluminação podem ser captadas por todos os utilizadores num mesmo local...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como os sinais WiFi (com ainda maior facilidade :). A segurança tem que ser assegurada pela protocolos, não (apenas/exclusivamente) pelo meio de transmissão.

      Eliminar