2019/06/17

Sony prepara smartphone com 6 câmaras


Depois dos smartphones com quatro câmaras, a Sony parece querer dar o salto para a etapa seguinte, preparando um smartphone com 6 câmaras na traseira.

No passado já assistimos à corrida aos megapixeis das câmaras - que felizmente acabou por abrandar assim que o mercado percebeu que o que interessava era a qualidade efectiva das fotos e vídeos e não o número de megapixeis do sensor. Agora, temos nova corrida pelo número de câmaras num smartphone.

O sucesso do sistema dual-cam deu origem aos smartphones triple-cam, e mais recentemente aos quad-cam. É uma proliferação que poderia não ter passado de uma curiosidade, se alguns destes modelos não tivessem demonstrado que esta táctica realmente dá bons resultados: o Huawei P20 Pro permaneceu no topo da tabela DxOMark praticamente até chegar o seu sucessor P30 Pro. E, por isso, não se poderá criticar alguns fabricantes de acharem que é essa a solução, como parece indicar o rumor de que a Sony estará a trabalhar num smartphone com 6 câmaras na traseira.

Como produtor de sensores de imagem, sem dúvida que a Sony seria dos fabricantes melhor posicionados para o fazer. Mas a questão será saber: até que ponto é que se poderá seguir neste caminho até se chegar ao limite do tolerável? Ter uma câmara normal, uma telefoto, uma grande angular, e um sensor de profundidade... ok. Mas... será mesmo viável ter 6, ou 7, ou 10, ou 20 câmaras num smartphone sem que isso se torne exagerado e desnecessário? Descobriremos ao longo dos próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)