2019/06/17

Xiaomi encerra MIUI beta e enfurece os fãs


Os fãs da Xiaomi que usavam regularmente a MIUI beta vão ter que reconsiderar as suas opções, já que a Xiaomi anunciou que vai encerrar o programa - e com uma explicação que não está a convencer ninguém.

A Xiaomi diz que a utilização da MIUI beta tem estado a aumentar consideravelmente desde que o programa foi lançado em 2010, mas que neste momento se tornou mais importante manter uma versão estável do seu sistema, motivo que levou ao encerramento da versão beta e disponibilização apenas da versão MIUI stable. A desculpa quase que poderia ser levada a sério... se não fosse completamente falsa.

Sim, à partida seria normal assumir que uma versão beta teria mais bugs que a versão estável do sistema da Xiaomi. Mas a realidade é bem diferente. Na verdade, muitos dos utilizadores que aderiam ao programa beta não o faziam para ajudarem a descobrir bugs, mas unicamente para resolver os muitos bugs existentes na versão stable que já estavam corrigidas na versão beta.



Para além do mais, será completamente ridículo abandonar o programa beta, que contribuiria para apanhar alguns bugs adicionais antes do lançamento das versões finais (e mesmo assim nem sempre funcionando como se esperaria), e arriscar angustiar os clientes com versões finais com ainda mais erros e bugs que o habitual.

É certo que os utilizadores poderão ainda recorrer à ROM Xiaomi EU não oficial, mas não deixa de ser uma decisão bastante infeliz da marca chinesa, e que seguramente se irá fazer sentir no momento de decidir qual o próximo smartphone a comprar.

1 comentário:

  1. Tanto ouvi falar da MIUI até que comprei um Xiaomi e pensei que a esta altura estivesse melhor, não está mal o pior são mesmo as apps do sistema onde as mais importante sou obrigado a substituir, como por exemplo não aparecer vários contatos na lista e aparecem se pesquisar pelo nome ou também a falta de opções para personalizar o launcher.

    ResponderEliminar