2019/06/03

SSDs USB facilitados por novo controlador Silicon Motion


Ter uma "pen USB" com desempenho idêntico ao de um SSD vai ser mais fácil graças a um novo chip da Silicon Motion concebido especificamente para esse efeito.

Embora as pens USB utilizem memória flash como os SSDs, existe uma gigantesca diferença de desempenho entre ambos, devido aos controladores e arquitectura utilizada. E embora existem SSDs de formato USB, têm habitualmente preços bastante mais elevados por terem que contar com hardware acrescido: um conversor de USB para PCIe, e depois o controlador SSD para gerir o PCIe e as memórias flash propriamente ditas. Agora, tudo ficará mais fácil, pois o chip SM3282 da Silicon Motion reduz essa complexidade a um único chip, com as consequentes vantagens em termos de custo e volume ocupado.

Este chip permite criar SSDs com ligação USB 3.0 (USB 3.2 Gen 1) e até dois canais de memórias NAND com quatro chips por canal. A SM anuncia que será possível criar SSDs USB que permitam atingir velocidades efectivas de até 400MB/s em leitura e escrita sequencial - bem acima dos valores normalmente obtidos pelas pens USB (embora isso vá ficar dependente das memórias que os fabricantes utilizarem em conjunção com este chip).

Espera-se que os primeiros SSDs USB com este chip possam chegar ao mercado ainda antes do final deste ano e, dependendo do preço, talvez pressionar que as pens USB comecem um período de transição para os SSDs USB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)